O período de isenção para o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2025 foi aberto e os candidatos interessados devem fazer suas solicitações na Página do Participante até 2 de maio. Aqueles que desejam solicitar a isenção da taxa de inscrição devem estar atentos aos critérios exigidos.
As inscrições para o Enem 2025 serão realizadas de 26 de maio a 6 de junho, de acordo com o cronograma estabelecido pelo Ministério da Educação. Os resultados dos pedidos de isenção e das justificativas de ausência no Enem 2024 foram divulgados em 12 de maio de 2025. O prazo para interposição de recursos vai de 12 a 16 de maio de 2025, com resultado previsto para 22 de maio de 2025.
Em 9 e 16 de novembro de 2025, dois domingos seguidos, as provas serão realizadas. A divulgação dos gabaritos está prevista para o dia 24 de novembro, e o resultado final do Exame Nacional do Ensino Médio será divulgado no dia 16 de janeiro de 2026.
Quem pode solicitar a isenção da taxa do Enem 2025?
)
Estudar em escola pública ou estar em situação de vulnerabilidade são os principais critérios para solicitar isenção.
Para ter direito a não pagar para fazer o Enem, o participante deve estar cursando a última série do ensino médio no ano de 2025, em escola pública, ter cursado todo o ensino médio em escola pública ou como bolsista integral na rede privada, tendo renda per capita igual ou inferior a um salário mínimo e meio.
Também é possível solicitar isenção para quem está em situação de vulnerabilidade socioeconômica, sendo membro de família de baixa renda e inscrito no Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal (CadÚnico), informando o Número de Identificação Social (NIS) válido ou ser participante do programa Pé-de-Meia.
A aprovação da solicitação de isenção da taxa não garante a inscrição no exame. Dessa forma, quem quiser fazer a prova, pagando ou não a taxa, precisa se inscrever diretamente na Página do Participante no período estabelecido pelo Ministério.
Ausência em 2024 impede isenção
Caso o participante tenha faltado aos dois dias de aplicação do exame na edição de 2024, não poderá solicitar a isenção de taxa sem justificativa. O candidato deverá apresentar documentos que comprovem os motivos da não realização da prova
Entre as justificativas aceitas, estão assalto/furto, acidente de trânsito, casamento/união estável, nascimento de filhos, morte na família, prisão, trabalho, além de emergências médicas ou odontológicas.
Para que serve o Enem?
O Enem é o principal meio de acesso ao ensino superior no Brasil, sendo utilizado por instituições públicas e privadas. O exame também pode ser usado para ingressar nas universidades portuguesas conveniadas e para acessar recursos do Fundo de Financiamento Estudantil (Fies) e as bolsas do Programa Universidade para Todos (ProUni).
)