menu
Tecmundo
The BRIEF

99 ainda busca formas de lançar transporte por moto em São Paulo

Empresa está interessada em oferecer serviço na cidade, mas esbarra em burocracia

Avatar do(a) autor(a): Nilton Cesar Monastier Kleina

19/09/2024, às 06:34

99 ainda busca formas de lançar transporte por moto em São Paulo

Fonte:  GettyImages 

Imagem de 99 ainda busca formas de lançar transporte por moto em São Paulo no tecmundo

A empresa de transportes 99 diz que "segue interessada" em oferecer o serviço de transporte de passageiros em motocicletas em São Paulo. Na cidade, ainda há divergências sobre a legalidade de oferecer essa modalidade a partir de aplicativos, já que o serviço de mototáxi é proibido por lei na cidade.

Segundo a Reuters, que conversou com a companhia, a 99 está dialogando com a prefeitura de São Paulo para tentar uma liberação. "Os motoristas querem, as pessoas querem", disse à reportagem o diretor de comunicação da plataforma, Bruno Rossini.

De acordo com uma pesquisa da consultoria Access Partnership encomendada pela 99, 59% dos entrevistados "usariam serviços de moto por aplicativo" caso eles estivessem liberados. Rossini citou ainda a implementação da faixa azul na cidade, que é exclusiva para motociclistas, como uma novidade bem-vinda.

A 99 argumenta que o serviço por moto seria especialmente útil em regiões de baixa renda, onde os motoristas de carros por aplicativo costumam recusar mais corridas, e por ser uma forma mais acessível em preço de transporte.

Quando o 99 Moto chega em São Paulo?

A 99 lançou o transporte de moto por aplicativo em janeiro de 2023, quando o serviço chegou oficialmente a São Paulo e Rio de Janeiro. Porém, as divergências com a Prefeitura levaram o serviço a ser suspenso na capital paulista após poucos dias.

O transporte por moto permaneceu inicialmente apenas no RJ — onde também encontrou trâmites legais, mas acabou liberado. Hoje, a modalidade já está em mais de 3 mil cidades brasileiras.

Oferecimento de transporte por moto já é comum em outros países e cresce no Brasil.Oferecimento de transporte por moto já é comum em outros países e cresce no Brasil.

A empresa recuou de oferecer o serviço em São Paulo após críticas do governo, que se disse preocupado com a segurança dos passageiros e condutores. Além disso, a gestão municipal alega possíveis impactos no sistema público de saúde, que poderia ficar lotado após acidentes consecutivos.

A suspensão segue em andamento após um decreto do prefeito Ricardo Nunes e segue sem alterações ou um prazo para ser resolvida. A Secretaria de Transportes de São Paulo alega que ainda está estudando o caso.

Em agosto, a 99 implementou dois novos mecanismos de segurança para ajudar na aprovação desse transporte: um alerta de velocidade e um relatório de segurança que avalia os motociclistas.



Jornalista especializado em tecnologia, doutor em Comunicação (UFPR), pesquisador, roteirista e apresentador.