A edição deste ano da Conferência Anual de Desenvolvedores (Worldwide Developers Conference, ou WWDC) da Apple já tem data para acontecer e também os primeiros detalhes. O evento é um dos mais importantes da companhia em termos de anúncios, além de ser um grande encontro com a comunidade.
Segundo a companhia, a oportunidade será utilizada para destacar "os últimos avanços em software da Apple", além de permitir que desenvolvedores troquem "informações sobre as novas ferramentas, estruturas e recursos". A seguir, veja o que podemos esperar da WWDC 2025, além de algumas especulações sobre possíveis anúncios.
)
A conferência acontece de 9 a 13 de junho de 2025 de forma online, além de ter uma programação presencial no primeiro dia no campus da Apple, que fica na cidade norte-americana de Cupertino. A conferência de abertura que concentra os anúncios será na próxima segunda-feira (09) a partir das 14 horas (horário de Brasília).
E como sempre, o TecMundo fará a transmissão do evento ao vivo no YouTube! O comando da live, que terá tradução simultânea, será de Leonardo Rocha e Wellington Arruda! Acompanhe tudo da WWDC 2025 no link abaixo:
Novos sistemas operacionais… e novos nomes?
A conferência principal das edições anuais da WWDC são utilizadas pela Apple principalmente para apresentar as atualizações dos sistemas operacionais da empresa. Em 2025 isso não deve ser diferente, com uma expectativa maior para alguns dos serviços da marca.
Isso porque o iOS, o iPadOS e o macOS podem passar por uma reformulação radical na interface, talvez a maior da última década. Chamada internamente de Solarium, a transformação visual vai simplificar a experiência do usuário e se basear em elementos da navegação do visionOS, a plataforma do headset imersivo Apple Vision Pro. Eles incluem, por exemplo, elementos translúcidos e ícones arredondados.
Para além da mudança na interface, é possível também que a Apple altere a nomenclatura de todas as plataformas da empresa. Segundo a Bloomberg, ela vai unificar todos as versões de sistemas operacionais e passar a listá-las com uma numeração anual. Assim, em vez do iOS 19 e do macOS 16, a companhia vai lançar o iOS 26 e o macOS 26.
Outros sistemas operacionais com novas versões incluem o watchOS, o tvOS e o próprio visionOS Todos devem ser detalhados ao longo da apresentação de 9 de junho.
Mais Apple Intelligence e Siri
O conjunto de ferramentas de inteligência artificial (IA) da Apple foi revelado na WWDC 2024, mas o que deveria ser um grande trunfo da companhia tem se transformado em uma pedra no sapato.
Isso porque a Maçã demorou para lançar os recursos prometidos, foi criticada por erros em funções básicas como o resumo de manchetes e ainda não tem previsão para uma das reformulações mais esperadas. É a aguardada versão "turbinada" da Siri, que atrasou por motivos técnicos, mas pode voltar aos palcos agora com mais informações concretas e um prazo para sair.
Na edição deste ano, a companhia até pode apresentar mais funções para a plataforma, além da integração com mais modelos de linguagem. Porém, essas dificuldades podem fazer com que a companhia foque em outros recursos e deixe o próprio ecossistema de IA em segundo plano.
Novo app de games
A Apple pode lançar um novo aplicativo nativo dedicado para jogos nos seus dispositivos, já pré-instalado em iPhones, iPads, Macs e Apple TV. Ele deve ser a nova referência em games no ecossistema da empresa, centralizando atalhos para os títulos adquiridos, as conquistas, um ranking entre seus amigos e outros conteúdos, além de um acesso rápido ao catálogo do Apple Arcade.
Segundo a Bloomberg, ele vai substituir o atual Game Center, uma ferramenta social da própria Apple que nunca teve a atenção que a companhia esperava. O nome dessa nova ferramenta não foi vazado antes da apresentação.
iPad como alternativa do Mac
O iPadOS costuma ser uma versão levemente adaptada do iOS na maioria dos anos, mas a versão apresentada na WWDC 2025 pode ser um pouco diferente. O colunista Mark Gurman, que costuma ser bem informado sobre as novidades da Maçã, aposta que a plataforma de tablets deve passar por modificações mais radicais.
)
Essa versão, talvez chamada de iPadOS 26, deve ter um foco em “produtividade, multitarefas e gerenciamento de aplicativos por meio de janelas”. Na prática, isso aproxima bastante ele do próprio macOS, tornando o aparelho uma alternativa viável para o ambiente de trabalho.
- Leia também: Home office: 106 vagas para trabalho remoto [12/10]
Algum hardware?
A WWDC não costuma ser palco de anúncios de aparelhos importantes da empresa, que prefere guardar alguns lançamentos para eventos separados, lançar sem tanto alarde ou então concentrá-los na próxima grande apresentação da marca, que acontece em setembro é inclui a nova geração do iPhone.
Ainda não há rumores específicos sobre o evento deste ano, mas ao menos dois produtos estariam na fila de espera de lançamentos da marca. Um deles é o Mac Pro, que apareceu pela última vez justamente na edição de 2023 da conferência e pode ser atualizado com uma a nova geração M4 de chips.
)
Outra possibilidade envolve as etiquetas inteligentes da Maçã. A segunda geração das AirTags foi sugerida em especulações e podem ser anunciadas em breve com mais recursos de localização e proteção contra rastreamentos indesejados.
Quer saber mais curiosidades sobre a empresa? Confira um artigo do TecMundo sobre os 8 acessórios da Apple com os preços mais surreais.