menu
Tecmundo
The BRIEF

Meta vai desenvolver tecnologia de realidade mista para empresa militar

A Meta fechou parceria com a Anduril Industries, companhia voltada para desenvolvimento de equipamento bélico

Avatar do(a) autor(a): Igor Almenara Carneiro

30/05/2025, às 12:33

A Meta vai desenvolver e fornecer produtos de realidade mista (XR) para uso militar. A empresa de Mark Zuckerberg firmou uma parceria com a Anduril, companhia especializada em equipamentos bélicos, para o compartilhamento de tecnologias imersivas.

As novas plataformas devem oferecer visão e controle aprimorados de dispositivos autônomos em cenários de combate. Segundo Zuckerberg, a colaboração representa uma evolução natural dos investimentos da Meta.

“A Meta gastou a última década construindo IA e realidade aumentada para possibilitar a plataforma de computação do futuro”, afirmou o CEO. “Estamos orgulhosos de colaborar com a Anduril para levar essas tecnologias aos militares americanos e proteger nossos interesses dentro e fora das fronteiras.”

Realidade virtual em uso militar
A Meta vai colaborar com a Anduril no desenvolvimento de ferramentas de realidade mista. (Fonte: GettyImages)

A Anduril também destacou o momento estratégico da parceria, considerando-a crucial para os rumos da defesa nacional. Os dispositivos de XR serão integrados à plataforma Lattice, sistema de comando e controle desenvolvido pela própria Anduril.

Meta vai colaborar no desenvolvimento de equipamento militar

“Essa integração vai transformar como os combatentes veem, sentem e integram informações no campo de batalha, proporcionando soluções imersivas que melhoram a tomada de decisão tática em cenários de combate”, destacou a empresa.

Por enquanto, os projetos específicos decorrentes da colaboração ainda não foram revelados. Os primeiros detalhes devem surgir nos próximos meses ou anos.

Quer acompanhar as transformações tecnológicas que estão moldando a defesa e a indústria militar? Siga o TecMundo nas redes sociais e fique por dentro das inovações que impactam o mundo todo.



Redator de tecnologia desde 2019, ex-Canaltech, atualmente TecMundo e um assíduo universitário do curso de Bacharel em Sistemas de Informação. Pai de pet, gamer e amante de músicas desconhecidas.