menu
Tecmundo
The BRIEF

Foi mal: Elon Musk diz ter se arrependido de algumas postagens contra Donald Trump

O CEO da Tesla e da SpaceX afirmou que as acusações feitas contra o presidente dos EUA no X foram "longe demais".

Avatar do(a) autor(a): André Luiz Dias Gonçalves

11/06/2025, às 15:45

Parece que Elon Musk decidiu recuar da briga pública contra Donald Trump iniciada na semana passada, após deixar o cargo que ocupava no Departamento de Eficiência Governamental (DOGE). Em seu perfil oficial no X, nesta quarta-feira (11), ele se mostrou arrependido de algumas postagens direcionadas ao republicano.

A troca de farpas entre os antigos aliados pegou fogo depois que o bilionário criticou um projeto de lei de impostos e gastos defendido pelo governo, classificando-o como uma “abominação repugnante”. Na sequência, a dupla passou a discutir, cada um postando em sua rede social, com o presidente dos Estados Unidos chamando o antigo amigo de “louco”.

O que fez o “arrependido” Elon Musk?

Durante a briga virtual, Musk acusou o mandatário americano de ter ligação com o escândalo sexual envolvendo o falecido magnata das finanças, Jeffrey Epstein. A postagem dizia que os arquivos do caso Epstein ainda não foram divulgados por causa da presença de Trump entre os citados.

  • O chefe da Tesla também sugeriu apoio a um eventual impeachment do republicano, em resposta à pergunta de um seguidor;
  • Em outras postagens, o homem mais rico do mundo ameaçou retirar a nave Crew Dragon do programa espacial americano e afirmou que o tarifaço de Trump colocará o país em recessão;
  • Mas na mensagem de hoje, ele demonstrou arrependimento: “Lamento algumas das minhas postagens sobre o presidente @realDonaldTrump da semana passada. Elas foram longe demais”, escreveu;
  • De acordo com a CNBC, o CEO da SpaceX apagou vários de seus posts sobre o líder da Casa Branca;
  • Entre eles, foram excluídos os textos que mencionavam os “arquivos de Epstein” e concordando com a substituição do presidente pelo vice, JD Vance.

Falando ao New York Post sobre o suposto pedido de desculpas do magnata da tecnologia, o republicano afirmou ter gostado da mensagem recém-publicada no X. Antes disso, ele já havia deixado em aberto a possibilidade de se reconciliar com o ex-parceiro.

Na ocasião, Trump também comentou que não ficou feliz com as acusações feitas por Musk sobre a sua suposta participação no escândalo sexual, embora não guardasse ressentimentos. “Acho que ele se sente muito mal, por ter dito isso”, opinou o presidente.

donald-trump-sentado-a-mesa
Trump tem se mostrado disposto a perdoar Musk pelas acusações. (Imagem: Getty Images)

Rompimento traz consequências para ambos os lados

Em meio às acusações, o presidente dos EUA ameaçou encerrar os subsídios concedidos às empresas de Musk. Caso isso se confirme, a Tesla pode ter as vendas seriamente afetadas, devido aos cortes nos incentivos fiscais do governo para a compra de carros elétricos.

A montadora também sofreu com queda no valor das ações logo que a briga começou. Já no caso da SpaceX, que possui vários contratos com a administração federal dos EUA, esses acordos seriam encerrados, outra promessa de Trump caso as discussões com o bilionário continuassem avançando.

Porém, o eventual cancelamento desses contratos pode ser desastroso para a própria Casa Branca. A empresa do setor aeroespacial é uma das principais responsáveis pelas missões da NASA, e uma consequência imediata do fim da parceria seria a interrupção das viagens de ida e volta à Estação Espacial Internacional (ISS).

Ainda não se sabe se os dois darão uma trégua nas discussões. Mas o simples aceno de Musk rumo a uma reaproximação se mostrou positivo para a Tesla, cujas ações subiram 2,6% após o pedido de desculpa ser publicado no X.

Gostou do conteúdo? Então, leia mais notícias no TecMundo e interaja com a gente nas redes sociais, comentando sobre os seus conteúdos preferidos.



Jornalista formado pela PUC Minas, escreve para o TecMundo e o Mega Curioso desde 2019.