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EUA agora exigem redes sociais abertas de brasileiros quem querem visto de estudante

A Embaixada dos EUA no Brasil emitiu um comunicado de que irá começar a checar as redes sociais de brasileiros que querem estudar nos país estrangeiro.

Avatar do(a) autor(a): Carlos Palmeira

24/08/2025, às 14:07

Atualizado em 24/08/2025, às 14:15

EUA agora exigem redes sociais abertas de brasileiros quem querem visto de estudante

A Embaixada dos Estados Unidos no Brasil anunciou, neste domingo (24), novas regras para quem quiser solicitar vistos do tipo F, M e J. Voltados para estudantes e intercambistas, os brasileiros optantes por essas modalidades terão que deixar suas redes sociais abertas.

Em publicação no X, a Embaixada norte-americana explicou que os viajantes devem ajustar as configurações dos perfis para o "modo público”. O órgão afirmou que a medida é obrigatória.

“Essa medida permite que sejam feitas todas as verificações necessárias para avaliar se o solicitante atende aos requisitos para entrada nos Estados Unidos”, pontua a mensagem no X.

A Embaixada não deu mais detalhes sobre o assunto e não especificou, por exemplo, se todas as redes sociais dos candidatos ao visto precisarão ficar abertas.

Retomada de entrevistas para vistos

A nova regra de verificação de redes sociais não é exatamente uma novidade. Em março desse ano, os Estados Unidos já haviam aprovado uma nova legislação de checagem de redes. Em junho, a Embaixada do país no Brasil já havia anunciado que começaria a realizar essa checagem.

E o anúncio de hoje marca, além da nova obrigação, a retomada do agendamento de entrevistas para concessão de vistos das categorias F, M e J. 

Enquanto as categorias F e M são voltadas para estrangeiros alunos do Ensino Fundamental, Ensino Médio e de cursos de idiomas que pretendem estudar nos Estados Unidos, o J é voltado para intercâmbios como estágios, pesquisa, pós-graduação e outros.

redes-sociais

A pausa da concessão desses vistos serviu para que a Embaixada dos Estados Unidos adaptasse a operação para conseguir checar as redes sociais dos brasileiros. 

Por enquanto, não há anuncio de que outras categorias de visto como B-1 (negócios) e B-2 (turistas) também exigirão que as mídias sociais estejam em modo público.



Paulistano, corintiano e pedestre desde 1993. Jornalista formado pela Universidade Federal de Mato Grosso, escrevo sobre games, tecnologia, ciência e cultura pop. Fã de Red Hot Chili Peppers e apaixonado por maracujá, pão de queijo e rap.