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Microsoft Azure sofreu instabilidade por corte de cabos submarinos no Mar Vermelho

Serviços do Microsoft Azure ficaram instáveis após danos de cabos submarinos localizados no Mar Vermelho, mas serviço já teve operação restaurada

Avatar do(a) autor(a): Igor Almenara Carneiro

08/09/2025, às 14:45

Microsoft Azure sofreu instabilidade por corte de cabos submarinos no Mar Vermelho

A Microsoft anunciou no domingo (7) que os serviços da plataforma em nuvem Azure voltaram à normalidade. A instabilidade começou no sábado (6), quando cabos submarinos no Mar Vermelho foram danificados, afetando usuários no Oriente Médio e gerando aumento de latência no tráfego de dados.

A falha foi contornada na noite de sábado, após a empresa redirecionar o fluxo de dados por outras rotas. Embora o problema imediato tenha sido resolvido, a companhia alertou que a recuperação completa pode levar tempo, já que cabos submarinos exigem reparos complexos. Segundo a Microsoft, equipes continuarão “monitorando, rebalanceando e otimizando a rota para reduzir o impacto nos consumidores”.

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Serviços da Microsoft foram impactados em algumas regiões por corte de cabos submarinos no Mar Vermelho. (Fonte: Getty Images)

O que aconteceu com os cabos submarinos

Os cabos submarinos são estruturas fundamentais para a transferência de dados entre continentes. Eles podem ser danificados por causas diversas, como acidentes com âncoras de embarcações. A Microsoft não revelou a origem do corte no Mar Vermelho.

Apesar do Azure ter sido um dos serviços mais afetados, a NetBlocks reportou que a falha em cabos submarinos também degradou a conexão com a internet em vários países, incluindo Índia e Paquistão. No Brasil, não houve impacto registrado, mas a conectividade local também depende dessas infraestruturas internacionais.

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Redator de tecnologia desde 2019, ex-Canaltech, atualmente TecMundo e um assíduo universitário do curso de Bacharel em Sistemas de Informação. Pai de pet, gamer e amante de músicas desconhecidas.