menu
Logo TecMundo
The BRIEF

Oracle troca CEO por dois executivos para entrar na 'era da IA'

Empresa que está em alta como fornecedora de infraestrutura na nuvem será liderada por dois especialistas no setor.

Avatar do(a) autor(a): Nilton Cesar Monastier Kleina

schedule23/09/2025, às 11:00

updateAtualizado em 23/09/2025, às 17:16

A Oracle está sob nova direção em um momento de grande importância e empolgação para a companhia. A marca anunciou nesta segunda-feira (22) uma mudança no cargo de gerente executivo (CEO) com efeito imediato, que envolve uma troca de uma por duas pessoas no cargo.

A partir de agora, os executivos Clay Magouyrk e Mike Sicilia ocuparão o posto juntos, como co-CEOs. Eles substituem a gerente anterior, Safra Catz, que estava na cadeira desde 2014 e agora passa para o cargo de vice-presidente executiva do conselho diretor.

smart_display

Nossos vídeos em destaque

"Estamos empolgados em liderar a Oracle na direção da era da IA, onde inovação tecnológica leva a oportunidades extraordinárias de negócios e hipercrescimento. Nossas forças combinadas em IA, infraestrutura de nuvem, aplicativos horizontais e da indústria vão permitir que a Oracle entregue o que há de mais novo em capacidades de IA para nossos clientes", disseram os CEOs em comunicado.

Clay é engenheiro e atuava como presidente da divisão Oracle Cloud Infrastructure (OCI), vindo de um trabalho na área de nuvem da Amazon. Já Mike ocupava a liderança do segmento Oracle Industries, que lida com aplicações práticas desse tipo de serviço e vai focar no oferecimento de produtos e serviços de agentes de IA.

A troca de um executivo por dois gerentes de áreas que são complementares tem se mostrado um padrão em algumas empresas de tecnologia: nos últimos dois anos, a Intel fez o mesmo com co-CEOs interinos (Michelle Holthaus e Lip-Bu Tan, que depois ficou sozinho na posição), assim como a Netflix há dois anos (Ted Sarandos e Greg Peters).

A empolgação da Oracle com IA

A escolha dos novos co-CEOs está alinhada com as atuais expectativas de mercado a respeito da própria companhia: a dupla vai atuar em especial para promover os segmentos de Bancos de dados para IA e Infraestrutura na Nuvem — e pode ser a nova dona majoritária do TikTok caso o acordo entre China e Estados Unidos saia, sendo que ela é a responsável pelos servidores da rede social no país.

  • No último relatório fiscal do trimestre, a Oracle apresentou números dentro do esperado, mas as ações da companhia dispararam mesmo assim;
  • O motivo é a alta nas Obrigações de Desempenho Remanescentes (RPO, na sigla original em inglês), um valor de receita futura que ainda será contabilizada normalmente após o pagamento de um contrato já assinado. Nos próximos meses, ao menos parte dos US$ 455 bilhões (ou R$ 2,4 trilhões) indicados no documento se tornarão parte da renda;
  • Essa movimentação positiva nas ações fez o cofundador, presidente do conselho e chefe de tecnologia (CTO) da empresa, Larry Ellison, se tornar momentaneamente a pessoa mais rica do mundo, ultrapassando até mesmo Elon Musk;
  • Dando sequência à boa fase, a OpenAI fechou uma parceria recente com a Oracle para utilizar parte da infraestrutura de nuvem da companhia em serviços como o ChatGPT, com outros clientes similares também interessados.

Você conhece a origem da Oracle e como essa gigante dos data centers chegou ao patamar atual? Saiba mais sobre ela neste vídeo do TecMundo!