menu
Tecmundo
The BRIEF

Governo do Ceará garante água de reúso para abastecer datacenter do TikTok

A megaestrutura do app de vídeos, que deve ser instalada na região metropolitana de Fortaleza, tem sido alvo de protestos dos moradores.

Avatar do(a) autor(a): André Luiz Dias Gonçalves

24/09/2025, às 13:30

Atualizado em 24/09/2025, às 15:27

Os datacenters que se instalarem no Ceará, como o pretendido pelo TikTok, terão acesso a um sistema de tratamento de água para o seu abastecimento. A garantia foi dada pelo governador do estado, Elmano de Freitas, conforme relatou a Agência Brasil nesta quarta-feira (24).

 

Uma nova estação de tratamento será construída em parceria com o setor privado para atender as empresas de armazenamento e processamento de dados no Porto do Pecém, região metropolitana de Fortaleza, segundo Freitas. Nela, ocorrerá a conversão da água de esgoto para reutilização em processos industriais.

estacao-de-tratamento-de-esgoto
A água de esgoto tratada será reaproveitada pela estrutura do TikTok no Ceará. (Imagem: Getty Images)

Menor demanda de água

O alto consumo de água para o resfriamento dos equipamentos, principalmente aqueles utilizados para sistemas de IA generativa, é um dos maiores problemas relacionados aos datacenters. No Ceará, que sofre com secas graves, a preocupação quanto à instalação tem sido ainda maior.

  • Mas de acordo com o governador, a megaestrutura que está para ser erguida na região não possui uma grande demanda hídrica como as demais já estabelecidas;
  • “O datacenter que está sendo negociado para o estado do Ceará tem inovações tecnológicas. O consumo de água não é grande”, afirmou Freitas, à reportagem;
  • Ele explicou que a instalação utilizará uma tecnologia diferenciada, baseada em sistemas fechados, que não depende tanto do reabastecimento de água;
  • Vale ressaltar que os datacenters também são conhecidos pela enorme demanda energética, exigindo autorização do Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS) para o funcionamento.

Neste último caso, o órgão aprovou dois projetos de centros de processamento de dados no Ceará, recentemente, para implantação no Complexo do Pecém. No entanto, um deles ainda depende da ampliação da rede de energia do estado, pois as instalações representarão um aumento significativo na demanda da região.

Os 189 datacenters funcionando no território nacional consumiram 1,7% da energia produzida no país, no ano passado, segundo dados de entidades do setor. Esse gasto deve mais do que dobrar nos próximos anos, com a chegada de novos empreendimentos, passando para 3,6% em 2029.

engenheiro-de-dados-no-datacenter
Normalmente, os supercomputadores dos datacenters têm um alto consumo de recursos hídricos para o resfriamento. (Imagem: Getty Images)

Moradores protestam contra obra do datacenter

Apesar das garantias do governo estadual, quem vive na região tem demonstrado preocupação com a instalação do datacenter do TikTok em Caucaia. Recentemente, grupos de moradores se manifestaram contrários à obra, diante da possibilidade de consumo de 30 mil litros de água por dia.

Como destaca o Intercept Brasil, as comunidades locais afirmam que as autoridades locais usam a segurança hídrica da região para atrair investimentos. Porém, enquanto as indústrias têm acesso direto à agua, os moradores alegam depender de cisternas e caminhões-pipa para o abastecimento.

A comunidade indígena Anacé também se juntou às queixas e vem tentando barrar a construção. Em agosto, ela apresentou queixas formais solicitando a suspensão do licenciamento do projeto e a criação de novas normas para os datacenters em todo o Brasil, procurando autoridades estaduais e federais.

Gostou do conteúdo? Continue acompanhando as notícias no TecMundo e compartilhe-as com os amigos nas redes sociais.



Jornalista formado pela PUC Minas, escreve para o TecMundo e o Mega Curioso desde 2019.