menu
Tecmundo
The BRIEF

CEO da Nvidia diz que IA, na verdade, vai gerar mais oportunidades de trabalho

Jensen Huang acredita que a criatividade humana ainda vai prevalecer em todos os casos, e entende que a IA irá transformar os empregos

Avatar do(a) autor(a): Felipe Vitor Vidal Neri

06/10/2025, às 10:11

Atualizado em 06/10/2025, às 17:10

CEO da Nvidia diz que IA, na verdade, vai gerar mais oportunidades de trabalho

Embora muitos líderes apontem a IA como uma ameaça ao trabalho humano, o CEO da Nvidia, Jensen Huang, não pensa assim. Segundo o mandatário, a expansão da inteligência artificial irá gerar mais oportunidades para os humanos — e demandará ainda mais criatividade por nossa parte.

O chefão da empresa explicou que o desenvolvimento das IAs vai automatizar tarefas repetitivas e criar novos campos de trabalho. Esses trabalhos continuarão exigindo intervenção humana, criatividade e supervisão, afinal de contas, as IAs não são à prova de erros e apenas reproduzem o que os humanos já criaram.

Huang também aponta que segmentos como o de robótica, biotecnologia e design serão amplamente beneficiados. Inclusive, ele indica que as IAs não serão ferramentas para substituição do trabalho humano, mas um tipo de parceira, um complemento para multiplicar as oportunidades de produção disponíveis.

Participação de mercado da Nvidia na China caiu 50% e CEO culpa Biden
CEO da Nvidia olhou para crescimento das IAs antes do boom dos modelos generativos e construiu um império de chips (Imagem: Kevin Dietsch/GettyImages)

Nvidia aposta todas as fichas em IA

Essa não é a primeira vez que a Nvidia explica sua clara visão sobre inteligência artificial. Em uma entrevista ao Voxel, o gerente de marketing de tecnologia da Nvidia Brasil, Alexandre Ziebert, explicou que a IA não irá tomar o seu emprego, mas quem sabe usar esse recurso, sim.

  • A empresa destaca que todas as suas ferramentas de IA foram pensadas para facilitar o trabalho de equipes;
  • Esse tipo de recurso será como um potencializador de trabalho;
  • Um dos objetivos é que mesmo times pequenos acelerem suas produções e alcancem mais qualidade, mesmo que com menos recursos;
  • Já outros figurões, como Bill Gates, garantem que a IA realmente irá substituir em uma série de trabalhos e essa será uma mudança inevitável.

Mesmo com o otimismo da Nvidia, vale lembrar que a empresa vive hoje literalmente de IA. A companhia é a maior empresa do mundo e cresceu exponencialmente ao vender aceleradores para diversas marcas, portanto, ver a Nvidia falando bem sobre o futuro desse tipo de tecnologia não é nada surpreendente.

Para mais informações sobre IAs, Nvidia e outras tecnologias disruptivas, fique de olho no site do TecMundo para não perder nada.



Avatar do(a) autor(a): Felipe Vitor Vidal Neri

Felipe Vitor Vidal Neri

Especialista em Redator

Redator de tecnologia com foco no segmento de hardware. Pelo TecMundo, atuo na elaboração de notícias, especiais, entrevistas e análise de produtos, como processadores e placas de vídeo.