menu
Logo TecMundo
The BRIEF

China lança caixa eletrônico que derrete ouro e deposita em dinheiro

Novidade surge em meio às disparada do preço do ouro, equipamento foi desenvolvido em Xangai.

Avatar do(a) autor(a): Amanda Fleure

schedule11/11/2025, às 15:15

China lança caixa eletrônico que derrete ouro e deposita em dinheiro

Um shopping em Xangai apresentou um caixa eletrônico capaz de comprar joias de ouro diretamente dos usuários, sem a necessidade de qualquer documentação. Desenvolvido pelo grupo chinês Kinghood, o equipamento avalia, pesa e derrete as peças, analisa a pureza do metal e transfere o valor correspondente para a conta bancária do vendedor em até 30 minutos. O sistema aceita itens acima de três gramas e com pureza mínima de 50%.

A inovação, apelidada de “ATM do ouro”, atraiu longas filas de moradores interessados em vender joias herdadas ou guardadas há décadas. Com a alta recente no preço do ouro, muitos chineses têm aproveitado a oportunidade para converter bens antigos em dinheiro vivo. Segundo o site Chinatimes.com, todas as vagas para uso da máquina estão esgotadas até maio.

smart_display

Nossos vídeos em destaque

Durante uma demonstração pública, um colar de 40 gramas foi avaliado em 785 yuans por grama, cerca de 9.200 rupias indianas, e rendeu mais de 36 mil yuans, o equivalente a cerca de R$ 4,2 mil. O processo completo levou menos de meia hora, e o valor foi depositado automaticamente na conta do vendedor.

ATM OURO.jpg
O dispositivo automatizado compra ouro e transfere diretamente para uma conta bancária. (Imagem: AlKhaleej.ae)

Segundo o membro da Associação de Ouro de Xangai, Xu Weixin, o equipamento cumpre também a função de reciclagem. Com o aumento dos preços, aumentou a tendência de pessoas que buscam liquidez imediata. Em escala global, o valor do metal disparou, muito por incertezas econômicas e políticas, o que também aumentou o interesse por revenda em países como a Índia, tradicionalmente um dos maiores mercados consumidores de ouro do mundo.

Quer ficar por dentro de mais curiosidades de tecnologia? Fique ligado no TecMundo para não perder nenhuma novidade.