Os bancos Itaú, Santander, Inter e Nubank passam por instabilidade na manhã deste sábado (07). Os problemas, segundo o site DownDetector, começaram por volta das 11h40. Não apenas bancos, mas serviços de infraestrutura também foram afetados, como a Amazon AWS e a Cloudflare. Todos os serviços começaram a ser reestabelecidos por volta das 13h30.
Ainda não há informações oficiais sobre os motivos da instabilidade. Além do pix, os seguintes bancos foram afetados: Santander, Inter, Nubank, Itaú, Banco do Brasil, CAIXA, Banco do Brasil e PicPay. O C6 Bank e o PagSeguro também tiveram registros, mas já apresentam retorno nas operações.
Nossos vídeos em destaque
)
O DownDetector registra queixas de queda de usuários. Entre as principais reclamações, estão: falha em pagamentos, transferências, falhas no QR Code e acessos aos aplicativos bancários.
O TecMundo buscará a comunicação oficial dos bancos envolvidos e atualizará a notícia assim que possível. O DownDetector ainda apontou, por volta das 12h35, que os problemas começaram a ser mitigados.
O que é a AWS?
A Amazon Web Services (AWS) é a divisão de serviços em nuvem da Amazon, responsável por fornecer poder de computação, armazenamento de dados, bancos, inteligência artificial e diversas outras soluções digitais. Em resumo, é a infraestrutura que “roda por trás” de boa parte da internet moderna.
O que é Cloudflare?
A Cloudflare é uma empresa de serviços digitais que oferece uma plataforma unificada de rede, segurança e serviços para clientes diversos. Autointitulada a "primeira nuvem de conectividade do mundo", a companhia tem como recurso mais conhecido a rede de distribuição de conteúdo (CDN, que em inglês significa Content Delivery Network).
O que dizem as empresas?
Em nota ao TecMundo, o Itaú cita que a “instabilidade pontual” que afetou uma parcela de seus clientes foi causada por um fornecedor do banco. Confira o posicionaento na íntegra:
“O Itaú Unibanco afirma que identificou uma instabilidade pontual que impactou uma parcela de clientes para a realização de transferências via Pix no início da tarde deste sábado (7). A ocorrência foi originada por conta de uma falha sistêmica em um fornecedor externo ao banco, que causou impacto em parte do mercado. O Itaú esclarece que a situação já foi normalizada” .
A Amazon também se posicionou: “Entre 11:36 e 12:09 da manhã (horário de Brasília), experimentamos problemas intermitentes de conectividade de rede entre duas Zonas de Disponibilidade (sae1-az1 e sae1-az3) na Região SA-EAST-1. Isso resultou em taxas de erro de API e latências para os Serviços AWS na Região. O problema foi resolvido e todos os serviços estão operando normalmente”.
Já o Nubank disse: “O Nubank informa que a instabilidade já foi integralmente solucionada."
)
)
)
)
)
)
)