menu
Tecmundo
The BRIEF

Caixas do Banco24Horas vão ter terminais multibiométricos

Os novos caixas serão capazes de identificar os corretores pela palma da mão ou pela impressão de um único dedo

01/09/2014, às 18:19

Caixas do Banco24Horas vão ter terminais multibiométricos

Fonte:

Imagem de Caixas do Banco24Horas vão ter terminais multibiométricos no site TecMundo

Assim, como tem acontecido com a maioria dos bancos do país, os caixas eletrônicos do Banco24Horas passarão a utilizar a multibiometria nos seus terminais, em uma tentativa de agradar aos bancos sócios da TecBan, que administra a rede, e seus respectivos clientes. Este era o principal entrave para a expansão da rede, que agora adotará as duas formas mais utilizadas no mercado: a leitura da palma da mão e da digital do cliente.

A partir dos novos acordos realizados pela empresa, os novos caixas com a tecnologia devem começar a ser instalados em breve. Com a mudança, os caixas do Banco24Horas vão oferecer o mesmo padrão de segurança da rede própria de autoatendimento de cada banco, dando ao cliente a opção de escolha sobre como ele quer ser identificado.

Para a assessoria da TecBan: "a solução de multibiometria permite que cada banco expanda o seu próprio padrão de validação de transações e decida qual forma usará para autorizar uma transação na Rede Banco24Horas: biometria, token, senha do cartão".

Os números do Banco24Horas

Ao adotar a multibiometria, a TecBan passará a ser a primeira empresa no mundo a utilizar dois tipos de identificação de correntistas em um mesmo caixa eletrônico. A meta da companhia é trocar aproximadamente 11 mil máquinas dos bancos fora de agências num prazo de quatro anos. Com um total de 26.625 máquinas espalhadas no país, a empresa almeja aumentar este número até o final do ano. A expectativa é atingir cerca de 30 mil ATMs em 2020. O custo desta empreitada, porém, não foi divulgada.

Cada banco terá a responsabilidade de retirar os caixas eletrônicos localizados fora de suas agências, e a TecBan substituirá os  diferente caixas conforme a necessidade de cada local, podendo ampliar o número de terminais ou readequar a quantidade existente.

A proposta da TecBan é fazer com que os clientes das instituições sócias tenham a mesma experiência nos caixas do seu banco e na rede 24 horas. No futuro o objetivo da empresa é disponibilizar os mesmos serviços em ambas as máquinas. Dentro de pouco tempo eles acreditam que poderão até mesmo receber depósitos em dinheiro, utilizando recicladores inteligentes que dispensam o uso de envelope. Apesar dos planos, nenhuma data ainda foi definida, já que a prioridade agora é disponibilizar a multibiometria para todos os caixas do Banco24horas.

A TecBan é uma empresa cuja as diferentes ações estão atualmente divididas entre os maiores bancos do brasil. O Itaú Unibanco é atualmente o maior acionista da TecBan detentor de uma fatia de 25,94%. Atrás dele vem o Santander com 20,82%, Bradesco com 16,31% e Banco do Brasil com 13,53%, conforme dados do balanço de 2013. No último ano, a Caixa Econômica Federal aumentou o seu investimento no banco, que passou de 4,95% para 10%. Estima-se que estas participações, contudo, devem ser redistribuídas daqui a quatro anos para adequar o peso de cada acionista ao volume de receita gerado.