menu
Logo TecMundo
The BRIEF

Microsoft espera que seu PC com o Windows 10 substitua o Amazon Echo

Atualização para o sistema operacional deve incluir um sistema inteligente que aposta no compartilhamento de arquivos e na assistente de voz Cortana

Avatar do(a) autor(a): Felipe Gugelmin Valente

05/12/2016, às 13:36

Enquanto nomes como a Google e a Apple correm para preparar concorrentes para o Amazon Echo, a Microsoft quer lidar com essa área de forma diferente. Em vez de investir na construção de um assistente caseiro controlado por voz, a empresa espera que um computador com Windows 10 preencha esse espaço.

Fontes consultadas pelo site Windows Central indicam que o sistema operacional deve receber uma função “Home Hub” em breve. Quando ativada, a opção vai permitir que recursos como calendários, listas de compra e playlists musicais sejam compartilhadas em um ambiente familiar. Além disso, a solução seria capaz de controlar dispositivos conectados com auxílio da assistente Cortana.

undefinedImagem mostra como poderia ser a interface do novo sistema

A assistente teria acesso tanto ao conteúdo compartilhado quanto àquele pertencente a cada usuário individual. Com isso, a solução já se provaria mais completa que o Google Home, que só pode acessar o conteúdo da pessoa que está logada no momento. Os computadores compatíveis com o sistema da Microsoft seriam configurados para aceitar comandos de voz a uma distância maior do que a atual, podendo ser acordos somente com a voz do usuário.

Lançamento somente no fim de 2017

A previsão é a de que o Home Hub seja distribuído somente após três grandes atualizações do sistema operacional (Redstone 2, 3 e 4), o que significa que ele deve chegar aos consumidores somente na segunda metade de 2017. As primeiras máquinas preparadas para trabalhar com o sistema de forma nativa só devem ser disponibilizadas nas lojas no final do próximo ano, sendo que fabricantes como Lenovo e HP já estariam trabalhando em soluções do tipo.

undefinedA Cortana exibiria um círculo amarelo para indicar o modo de funcionamento compartilhamento

O Windows Central alerta que o sistema ainda está sujeito a adiamentos e cancelamentos, então todas as informações divulgadas devem ser tratadas com bastante cautela.  Caso os planos da companhia se provem verdade, eles não somente devem fortalecer o Windows 10 como ajudar a provar que ainda há motivos para manter um PC compartilhado entre diversas pessoas em um ambiente doméstico.



Avatar do(a) autor(a): Felipe Gugelmin Valente

Felipe Gugelmin Valente

Especialista em Redator

Redator freelancer com mais de uma década de experiência em sites de tecnologia, já tendo passado pelo Adrenaline, Mundo Conectado, TecMundo, Voxel, Meu PlayStation, Critical Hits e Combo Infinito.

local_mall

Ofertas TecMundo

Atualizado há 13 horas