menu
Tecmundo
The BRIEF

Microsoft planeja abandonar uso das marcas Nokia e Windows Phone

Documentos internos da companhia afirmam que referências a ambos os nomes devem ser abolidas do material promocional divulgado no final de 2014

Avatar do(a) autor(a): Felipe Gugelmin Valente

10/09/2014, às 13:54

Microsoft planeja abandonar uso das marcas Nokia e Windows Phone

Fonte: GeeksOnGadgets

Imagem de Microsoft planeja abandonar uso das marcas Nokia e Windows Phone no site TecMundo

Embora já fosse esperado que a Microsoft fosse deixar de usar a marca Nokia em seus aparelhos, documentos obtidos pelo site GeeksOnGadgets indicam que a empresa deve ir além e deixar de usar o nome Windows Phone em seu material promocional. A estratégia da empresa é diminuir as referências ao nome específico do sistema operacional, que vão ser substituídas simplesmente pelo uso do nome Windows.

“Como parte de nossa fase de transição, vamos retirar o nome da fabricante [Nokia] de nossa referência a produtos durante a campanha de Festas de Fim de Ano”, afirma um dos slides obtidos. Mesmo que o abandono da marca Windows Phone possa ser encarado como uma surpresa, ele não é exatamente surpreendente — o HTC One M8 adaptado à plataforma a trata somente como Windows, por exemplo.

Outra evidência de que a ação já está sendo desenvolvida há tempos é o fato de o assistente de voz Cortana não fazer qualquer menção direta ao sistema como ele é conhecido atualmente — fora uma pequena URL que aparece em alguns momentos. O mesmo acontece nos materiais promocionais do Lumia 530, Lumia 730 e do Lumia 830, cujos vídeos oficiais não fazem qualquer menção ao Windows Phone.

Unificando experiências

Ao que tudo indica, a mudança quer se aproveitar da conversão entre o Windows RT e o Windows Phone, que deve fazer sua estreia em algum momento de 2015 — o que torna bastante compreensível usar somente o nome Windows para evitar confundir consumidores. Isso também complementaria a visão da empresa de oferecer a mesma experiência de sistema operacional em todos os meios em que atua, incluindo PCs e o console Xbox One.

undefined

Vale notar que isso não significa que a empresa está abandonando o sistema operacional Windows Phone, simplesmente está deixando de usar seu nome em material promocional. Contatada pelo site The Verge, a Microsoft ainda não se pronunciou oficialmente em relação ao assunto.



Avatar do(a) autor(a): Felipe Gugelmin Valente

Felipe Gugelmin Valente

Especialista em Redator

Redator freelancer com mais de uma década de experiência em sites de tecnologia, já tendo passado pelo Adrenaline, Mundo Conectado, TecMundo, Voxel, Meu PlayStation, Critical Hits e Combo Infinito.