menu
Tecmundo
The BRIEF

Microsoft estaria rastreando atividades no Windows 7 e no Windows 8

Informações da imprensa internacional apontam para a chegada dos recursos de rastreamento em atualizações recentes do SO

Avatar do(a) autor(a): Renan Hamann

01/09/2015, às 06:54

Microsoft estaria rastreando atividades no Windows 7 e no Windows 8

Fonte:

Imagem de Microsoft estaria rastreando atividades no Windows 7 e no Windows 8 no tecmundo

O Windows 10 já recebeu algumas acusações bem sérias sobre questões relacionadas à privacidade, mas parece que ele não é o único SO da Microsoft a causar polêmica. Novas informaçõesse afirmam que há problemas de privacidade também em algumas atualizações que estão sendo liberadas para o Windows 7 e do Windows 8.

Pode ser que a afirmação anterior ainda não tenha feito sentido, mas nós vamos explicar. Analistas do Ghacks descobriram que, após a chegada do Windows 10, a Microsoft lançou quatro atualizações para Windows 7 e Windows 8. Em todas elas, a desenvolvedora aplicou códigos que podem funcionar como rastreadores de atividades nos computadores em que estão instaladas. São elas:

  • KB3068708
  • KB3022345
  • KB3075249
  • KB3080149

Elas podem fazer com que as atividades sejam monitoradas e enviadas para a Microsoft por meio dos aplicativos de "Diagnóstico e Telemetria", "Visual Studio Application Insights" e "User Account Control" (UAC, o Controle de Contas de Usuário). 

O grande problema

Um detalhe que precisa ser levado em consideração. Assim como acontece em alguns recursos do Windows 10, com as atualizações das versões mais antigas do SO não é possível ter certeza absoluta do que está sendo enviado para a Microsoft. Ou seja: não há como afirmar quais são os dados que estariam sendo monitorados e nem o que a desenvolvedora pode fazer com eles — ou mesmo com quem ela pode trocar informações.

undefined

Felizmente, você pode impedir que esse tipo de envio aconteça em seu computador. No Windows 10, basta pressionar a tecla "Windows" e digitar "Alterar as configurações do programa de Aperfeiçoamento da Experiência do Usuário do Windows". Com a nova janela aberta, você só terá que escolher "Não, não desejo participar do programa" e salvar as alterações.

.....

Você permitiria que seus dados fossem rastreados pela Microsoft? Comente no Fórum do TecMundo



Renan Hamann acumula mais de 15 anos de experiência no jornalismo de tecnologia.