Em uma cerimônia marcada pela diversidade, o Globo de Ouro 2019 tocou em vários temas polêmicos na indústria, como igualdade salarial e o movimento #MeToo. Outro tópico citado foi o whitewashing, expressão usada quando personagens de outras raças são interpretados por atores brancos ou uma narrativa é “ocidentalizada”.
Em tom de piada, a apresentadora Sandra Oh elogiou Podres de Rico por ser “o primeiro filme de estúdio a ser protagonizado por uma ásio-americana desde Ghost in the Shell e Sob o Mesmo Céu”, no que imediatamente a atriz Emma Stone (protagonista do segundo longa) foi ouvida gritando da plateia “eu sinto muito!”, de forma bem-humorada.
Nossos vídeos em destaque

Para quem não entendeu, essa não é a primeira vez que Stone pede desculpas por ter interpretado uma personagem de origem havaiana e chinesa em Sob o Mesmo Céu (Aloha, no título original). Ainda em 2015, a atriz deu declarações dizendo que a controvérsia “abriu seus olhos de muitas formas” e que aprendeu muito sobre o histórico de whitewashing em Hollywood desde então.
Já em A Vigilante do Amanhã: Ghost in the Shell, Scarlett Johansson interpreta a protagonista da adaptação de um manga japonês, o que levantou questionamentos semelhantes sobre o porquê de uma atriz japonesa não ter sido escalada para o papel. Johansson também se desculpou posteriormente, dizendo que “diversidade é importante em Hollywood, e eu não gostaria de sentir que estava interpretando um personagem ofensivo”.
Assista abaixo ao momento em que Sandra Oh faz a piada crítica:
{@@blockquote class="twitter-tweet" data-lang="pt"@@}{@@p lang="en" dir="ltr"@@}Sandra Oh: ["Crazy Rich Asians"] is the first studio film with an Asian American lead since "Ghost in the Shell" and "Aloha."{@@br@@}{@@br@@}Emma Stone [in the crowd]: I'M SORRY! {@@a href="https://t.co/YI1S7sLvPH"@@}pic.twitter.com/YI1S7sLvPH{@@/a@@}{@@/p@@}— David Mack (@davidmackau) {@@a href="https://twitter.com/davidmackau/status/1082081785855598594?ref_src=twsrc%5Etfw"@@}7 de janeiro de 2019{@@/a@@}{@@/blockquote@@}
{@@script async src="https://platform.twitter.com/widgets.js" charset="utf-8"@@}{@@/script@@}[/nznembed]
)
)
)
)
)
)
)
)
)
)
)
)