A temida greve dos roteiristas de Hollywood foi evitada!
O sindicato dos roteiristas americanos, a WGA, e o órgão AMPTP (Alliance of Motion Picture and Television Producers), representando os estúdios e canais de TV, chegaram a um acordo contemplando as reivindicações trabalhistas do setor.
O acordo chegou pouco depois da meia-noite, na virada dessa segunda para terça-feira, exatamente quando o contrato anterior expirava e coloca Hollywood em risco de uma greve dos roteiristas.
Fonte da imagem: Reprodução/Pixabay
Entre as exigências do sindicato estavam a proteção de emprego em casos de licença paternidade, maior cobertura do plano de saúde, paridade salarial em diferentes plataformas e formatos de programas (especialmente com as temporadas mais curtas de séries), além de uma maior participação sobre vendas on demand.
Em comunicado, a WGA anunciou o novo acordo com os estúdios e produtoras de conteúdo, afirmado que, apesar de não contemplar tudo o que o setor queria, o contrato traz vários benefícios aos membros do sindicato – uma proposta que eles estavam dispostos a aceitar.
Entre os anos 2007 e 2008, os roteiristas entraram em uma greve que durou 100 dias e deu um prejuízo estimado em US$ 2,5 bilhões para a indústria de Hollywood.
O novo acordo entre a WGA e AMPTP tem validade de três anos.
)
)
)
)
)
)
)
)
)
)
)
)
)
)
)
)
)
)