Em 1999, quando o primeiro episódio de Bob Esponja Calça Quadrada foi lançado oficialmente na Nickelodeon, muitas pessoas ficaram curiosas para saber quais eram aquelas criaturas marinhas vistas na televisão.
O fato é que a produção, criada pelo biólogo Stephen Hillenburg, é bastante divertida e tem personagens célebres.
Se você quer saber um pouquinho mais sobre os personagens do Bob Esponja e quais animais marinhos eles representam, confira a seguir nossa lista completa.
Bob Esponja
O personagem principal da série é uma esponja-do-mar. (Fonte: Shutterstock/Reprodução)
O personagem principal — Bob Esponja — faz referência às esponjas marinhas, que estão distribuídas nos oceanos como organismos multicelulares sésseis, isto é, que precisam estar ligados a outro corpo para conseguir sobreviver.
Em linhas gerais, as esponjas são seres marinhos por natureza, mas às vezes podem ser encontradas em alguns rios e lagos. Existem diversas espécies e famílias de esponjas, como Guitarridae, Esperiopsidae e Cladorhizidae.
Patrick
(Fonte: Shutterstock/Reprodução)
O melhor amigo do Bob Esponja é o Patrick Estrela, que reside embaixo de uma rocha. Como seu próprio nome sugere, ele é uma estrela-do-mar. Esse animal equinoderme tem cerca de 1,9 mil espécies espalhadas em todos os oceanos.
Um fato curioso é que as estrelas-do-mar conseguem se reproduzirem sexual e assexuadamente. E, além de ser mais fina, a espécie Luidia maculata tem sete braços em vez de cinco.
Lula Molusco
(Fonte: Diane Picchiottino/Unsplash/Reprodução)
Embora tenha esse nome, o Lula Molusco é um polvo. Essa constatação pode ser explicada pelo próprio formato do personagem, que apresenta um rosto mais arredondado e sem nadadeiras; as lulas são bem diferentes.
Os polvos são moluscos da ordem Octopoda e têm oito patas com ventosas. Seu corpo é totalmente mole e sem esqueleto interno, algo que o difere diretamente das lulas. Para defesa, esses animais conseguem mudar sua cor como forma de camuflagem e também jorrar tinta.
Sandy
(Fonte: Shutterstock/Reprodução)
Em Bob Esponja, Sandy Bochechas é uma esquilo cientista que reside em uma cúpula de vidro localizada na Fenda do Biquíni — a cidade dos personagens no fundo do mar. Os esquilos são mamíferos roedores de pequeno porte, que residem em zonas com clima tropical ou temperado.
Tendo presas muito resistentes e afiadas, seu instinto permite à espécie se movimentar com muita rapidez. A alimentação desses roedores é baseada principalmente em sementes e oleaginosas, mas também pode ser complementada com frutas e até mesmo insetos.
Seu Sirigueijo
(Fonte: Shutterstock/Reprodução)
O dono da lanchonete Siri Cascudo é um caranguejo da ordem dos crustáceos, que está presente em boa parte de todos os oceanos do planeta. Eles também podem ser encontrados em ambientes terrestres e de água doce.
Em linhas gerais, o caranguejo-vermelho — espécie do personagem na série — pode ser encontrado nas Ilhas Cocos e também na Ilha Christmas, ambas no Sudeste Asiático.
Gary
(Fonte: Shutterstock/Reprodução)
O mascote do Bob Esponja é um caramujo marinho. No Brasil, esses animais também são conhecidos por "búzio", justamente pelo formato de sua concha.
Em linhas gerais, eles possuem uma alimentação à base de plantas e seus hábitos são predominantemente noturnos. De alguma maneira, o Gary do desenho parece demais com o bichano, não é mesmo?
Pérola
(Shutterstock/Reprodução)
Quem diria que uma baleia poderia ser filha de um caranguejo? Pois bem, a Pérola é uma baleia da espécie cachalote, cuja cabeça apresenta um formato mais quadrado. Essa espécie é a maior entre as baleias dentadas, sendo uma grandiosa predadora.
Diversos biólogos já realizaram estudos com a mandíbula e os dentes desse animal e o menor dente pode pesar até 1 quilo.
Larry
O Larry é uma lagosta. (Fonte: Shutterstock/Reprodução)
Larry, o Lagosta, como seu nome sugere, é um crustáceo decápode marinho. São animais maiores que os camarões e os lagostins, tendo antenas bem longas e um urópode (a cauda) em formato de leque.
Podendo chegar a ter mais de 1 quilo em seu peso total, sua carne é considerada de luxo, sendo vendida por preços altos em diversos locais.
Sra. Puff
(Fonte: Shutterstock/Reprodução)
A instrutora de condução de barcos da Fenda do Bikini é um peixe da espécie baiacu, também conhecido como sapo-do-mar e peixe-balão.
Quando se sentem ameaçados, esses animais são capazes de inchar seu próprio corpo para ameaçar seu predador. No desenho, os espectadores já viram a Sra. Puff realizar essa manobra quando estava bastante nervosa.
Plankton
(Fonte: Shutterstock/Reprodução)
Por fim, é preciso falar do grande vilão da série. O ambicioso Plankton é um plâncton que, na verdade, consiste em um conjunto de organismos menores que vivem no mar sem, na maioria das vezes, conseguir se movimentar.
- Leia também: Vale a pena assinar o Meli+ Mega e cancelar Netflix e outros streamings? Veja comparativo
Estando na base da cadeia alimentar, esses animais podem ser subdivididos em fitoplâncton, ictioplâncton e zooplâncton.
Gostou do conteúdo? Então continue acompanhando o TecMundo para saber mais curiosidades do mundo das séries.
)
)
)
)
)
)
)