menu
Minha Série

Oscar 2023: Pantera Negra 2 e Batman deveriam ter mais espaço?

Apesar de terem conquistado ótimas críticas, Pantera Negra 2 e The Batman não chegaram a bilhar no Oscar 2023; veja!

Avatar do(a) autor(a): Jean Carlos Foss

28/01/2023, às 09:00

Oscar 2023: Pantera Negra 2 e Batman deveriam ter mais espaço?

Fonte:  DC/Warner 

Imagem de Oscar 2023: Pantera Negra 2 e Batman deveriam ter mais espaço? no tecmundo

Apesar de englobar boa parte dos filmes já aguardados pelo público, a lista de indicados ao Oscar 2023 não agradou a todos. Isso porque muitos títulos bem avaliados e celebrados em 2022 não conseguiram sequer uma indicação para um das categorias do evento, enquanto outros alcançaram pouquíssimas nomeações. É o caso, por exemplo, de The Batman e Pantera Negra: Wakanda Para Sempre.

The Batman, dirigido por Matt Reeves e estrelado por Robert Pattinson e Zoë Kravitz, foi um dos filmes mais badalados do ano passado e representou um dos maiores sucessos da DC e do mundo dos super-heróis no cinema. Ao todo, o longa do Homem-Morcego angariou US$ 770 milhões em bilheteria ao redor do mundo, de acordo com o site Box Office Mojo. 

The Batman agradou muito os fãs do herói da DC, mas nem tanto o Oscar, que colocou o filme apenas em categorias técnicas em 2023.The Batman agradou muito os fãs do herói da DC, mas nem tanto o Oscar, que colocou o filme apenas em categorias técnicas em 2023.

Para completar, a produção ganhou uma nota de 7,8 no site IMDb, com base em 661 mil avaliações. Já no Rotten Tomatoes, site que também agrega notas de filmes online, a alta aprovação também foi forte. Cerca de 85% dos críticos e 87% da audiência aprovaram o filme da DC, que foi muito elogiado por sua narrativa noir, reunindo elementos investigativos e sombrios.

Mesmo com tudo isso, The Batman ganhou apenas 3 indicações ao Oscar 2023, todas em categorias técnicas. São elas: Melhor Som, Melhores Efeitos Visuais e Melhor Maquiagem e Penteado. O que deixou os fãs do herói bem chateados, já que eles achavam que o filme merecia, pelo menos, entrar nas categorias de Melhor Filme e de Melhor Fotografia, por exemplo.

Qual é o caso de Pantera Negra 2?

Algo similar aconteceu com o filme Pantera Negra 2, sequência direta do filme solo do personagem da Marvel, lançado em 2018. Apesar dos reviews positivos e da bilheteria surpreendente, a obra teve apenas 5 indicações ao Oscar 2023. Para você ter uma noção, Wakanda Para Sempre tem uma nota de 7,2 no IMDb, e uma aprovação de 84% dos críticos e de 94% do público no Rotten Tomatoes. No geral, o filme teve uma bilheteria mundial de US$ 840 milhões. 

No Oscar 2023, Pantera Negra 2 recebeu as seguintes indicações: Melhor Atriz Coadjuvante, para Angela Bassett; Melhor Figurino, para Ruth R. Carter; Melhor Canção Original, para Tems, Ludwig Göransson, Rihanna e Ryan Coogler; Melhor Maquiagem e Penteado, para Camille Friend e Joel Harlow; e Melhores Efeitos Visuais, para Geoffrey Baumann, Craig Hammack, Hanzhi Tang e Dan Sudick. 

Contudo, os fãs do título da Marvel não curtiram muito o fato de o filme não ter entrado, por exemplo, na categoria principal da festa, que é a de Melhor Filme. Algo que o primeiro longa do Pantera Negra conseguiu, em 2018, fazendo história ao ser a primeira produção de super-heróis a conquistar a nomeação.

Mas por que, afinal, filmes de heróis costumam ser esnobados no Oscar, especialmente nas categorias principais?

Oscar e filmes de super-heróis: o que acontece?

Não há uma explicação clara e definida sobre o porquê de a Academia responsável pelo Oscar priorizar determinados filmes em detrimento de outros. O fato, todavia, é que existem alguns gêneros que, historicamente, são esnobados pela premiação. É o caso de produções de terror e de super-heróis, por exemplo, que são convidados muito raramente para "participar" do evento. 

Para que isso fique ainda mais claro: em 94 anos de existência do Oscar, apenas 18 filmes de terror foram lembrados pela cerimônia cinematográfica. Dentre essas obras, apenas uma venceu a categoria de Melhor Filme, que foi O Silêncio dos Inocentes (1991). 

No caso dos filmes de super-heróis, foram 27 aparições durante esse mesmo tempo (sem contar animações, apenas filmes em live-action), como aponta uma lista realizada pelo site Insider.  Desses 27 indicados, apenas 9 venceram, como revela uma matéria do Cinema Blend. Um número bem baixo, se pararmos para pensar que o gênero está em alta já há um bom tempo no cinema.

Justificativas para isso poderiam ser: a Academia prefere filmes de drama, com narrativas mais "densas"; o Oscar preza pelo "prestígio", e nem todas as obras se encaixariam nessa mentalidade; Os membros da Academia pensariam de forma similar, não havendo espaço para escolhas diferentes para a premiação. Vale ressaltar, contudo, que isso são apenas teorias.

Seja como for, veremos como o Oscar pode passar a abranger mais gêneros no futuro, se isso, de fato, acontecer.

Widget de produto do Hub de Ofertas
info
Essa matéria contém links de parceiros. Quando você compra através desses links em nosso site, você economiza e ajuda o TecMundo.


Avatar do(a) autor(a): Jean Carlos Foss

Jean Carlos Foss

Especialista em Redator

Jornalista | Roteirista | Produtor de conteúdo

star

Continue por aqui