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Netflix vai excluir plano mais barato sem anúncios no Brasil? Entenda

Antes da chegada de uma taxa para quem compartilhar a conta com outras pessoas, a Netflix começou a esconder seu plano de R$ 25,90, priorizando ofertas mais caras e com anúncios

Avatar do(a) autor(a): Mateus Mognon

schedule01/02/2023, às 11:06

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Sem fazer alarde, a Netflix  fez uma alteração sutil em seu sistema de planos para novos assinantes no Brasil. Desde o mês passado, a empresa excluiu uma das ofertas mais baratas da sua página inicial de assinatura, bem a tempo da chegada da cobrança de uma taxa para quem compartilha senhas na plataforma.

O plano que foi cortado é o Básico, que custava R$ 25,90 e trazia exibição em HD (720p) em uma tela, com a possibilidade de baixar conteúdos para ver offline e sem a exibição de anúncios. A empresa não explicou a "exclusão", apenas retirou a opção da página principal.

NetflixSite da Netflix exibe apenas três planos

Apesar da mudança, no entanto, o plano básico sem anúncios ainda pode ser assinado por usuários da plataforma no Brasil. No entanto, o fato da companhia esconder a oferta pode ser um sinal de que ela pode ir embora em breve. 

Planos que estão aparecendo no site da Netflix

  • Básico com anúncios - R$ 18,90 com propagandas, imagem HD, sem downloads e uma tela;
  • Padrão - R$ 39,90 sem propagandas, imagem Full HD, com downloads e duas telas;
  • Premium - R$ 55,90 sem propagandas, imagem 4K HDR, com downloads e quatro telas;

Com a mudança, agora a página da Netflix conta com três planos principais para serem assinados no Brasil. A versão mais barata, de R$ 18,90, traz anúncios e limitações, menos títulos no catálogo, incompatibilidade com alguns dispositivos e ausência de opção para download.

Os novos usuários que seguirem o site da Netflix em busca de uma experiência sem anúncios desembolsarão pelo menos R$ 39,90 mensais no plano padrão, com imagens em Full HD (1080p) e exibição em duas telas. O plano Premium, que suporte até quatro dispositivos simultâneos, segue custando R$ 55,90 e também aparece em destaque na plataforma.

Como assinar o plano básico sem anúncios?

Apesar de não aparecer na página inicial para novos assinantes, o plano básico sem anúncios ainda pode ser assinado pelos consumidores da plataforma de streaming. Para utilizar a opção, que possui reprodução em HD para uma tela, o usuário tem que ficar ligado nas "letras miúdas" no site da Netflix.

Netflix

1 - Abra o site de planos da Netflix;
2 - Logo abaixo das opções, em letras menores, está escrito: "Quer mais opções? Veja todos os planos". Clique no link;
3 - Selecione a opção "Básico" e clique em "Próximo" para continuar a assinatura.

Além de ficar escondido na página de assinatura, o plano de R$ 25,90 também está disponível para quem já é assinante da Netflix. Neste caso, basta que o usuário entre em sua conta e vá no menu de gerenciamento de plano para acessar a opção.

Compartilhamento de senhas pago chegando

O Minha Série entrou em contato com a Netflix em busca de esclarecimentos sobre o assunto, mas ainda não obteve respostas. Enquanto o plano mais barato sem anúncios ainda não foi excluído de vez, a alteração deve desagradar alguns usuários, já que chega em um momento polêmico para a empresa.

A gigante do streaming vai começar a cobrar pelo compartilhamento de senha de perfis do serviço. Assim, usuários que não moram na mesma casa terão que pagar uma taxa para dividir a mesma conta ou realizar uma nova assinatura.

A omissão do plano básico de R$ 25,90 acaba dando a entender que os consumidores têm menos opções ao iniciar uma nova assinatura. Afinal, olhando apenas a página inicial, sem clicar nas letras miúdas, fica subentendido que é necessário utilizar o plano com anúncios para ter uma experiência mais barata, ou então desembolsar quase R$ 40 mensais para usar o serviço sem propagandas.

Com esse posicionamento, a empresa dá a entender que possui duas frentes para tentar ganhar dinheiro após a cobrança pelo compartilhamento de senha: fazer usuários fieis pagarem um plano mais caro, e sem dividir a assinatura, ou oferecer uma experiência limitada e com anúncios, mas que é mais barata.



Mateus Mognon é jornalista formado pela UFSC com mais de 10 anos de experiência no mercado online. Editor no site do TecMundo, gerenciando os cadernos do Voxel (games) e do Minha Série (entretenimento).

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