menu
Minha Série

Filme polêmico que deu Oscar a Brendan Fraser chega na Netflix! Conheça A Baleia

A Baleia gerou polêmica em seu lançamento, mas garantiu um Oscar para o ator Brendan Fraser! Saiba mais detalhes sobre o longa-metragem

Avatar do(a) autor(a): Felipe Gugelmin Valente

16/11/2024, às 13:00

Atualizado em 14/11/2024, às 12:43

A partir do próximo sábado (16), os assinantes da Netflix vão poder conferir em seu catálogo o filme A Baleia, que rendeu um Oscar de Melhor Ator para Brandan Fraser em 2023. Dirigido por Darren Aronofsky, o longa-metragem conta a história de um homem que começou a comer compulsivamente após a morte de seu amante.

Separado de sua família como resultado da descoberta de sua sexualidade, o protagonista tenta se reconectar com a filha de 17 anos que abandonou. Tratando de temas como mortalidade e culpa, o longa-metragem acabou se mostrando polêmico apesar de ter recebido o reconhecimento da Academia.

A Baleia chegou com diversas polêmicas

A primeira polêmica relacionada ao filme veio do fato de que, embora não tenha mais o físico de sua época como protagonista de histórias de ação, Brendan Fraser não pode ser considerado uma pessoa obesa. Assim, muitos criticaram o ator por ter aceitado o papel, tirando espaço de pessoas que realmente sofrem com a condição.

Desde antes da estreia de A Baleia no circuito comercial, Fraser defendeu o filme e a escolha criativa do diretor Aronofsky. Ao Los Angeles Times, o ator afirmou que muitos críticos agiram com más intenções, e que o apoio que ele recebeu da Obesity Action Coalition (OAC) fez com que ele tivesse a certeza de que não errou ao aceitar o papel.

Aronofsky também defendeu o longa-metragem, explicando que o protagonista Charlie (Fraser) foi criado como uma forma de gerar empatia por pessoas que sofrem com o sobrepeso. Segundo ele, a história morda uma abordagem respeitosa sobre o assunto e que se afasta de clichês e preconceitos comuns.

A polêmica relacionada ao filme acabou se refletindo nas críticas que ele recebeu da mídia especializada. No agregador de notas Rotten Tomatoes, ele tem 64% de aprovação dos 347 reviews publicados até o momento. Em contraposição, o público gostou bastante do longa, conforme mostram os 91% de aprovação gerados pelas mais de 1 mil contribuições dos visitantes do site.

Filme realmente divide opiniões

O único ponto de concordância de A Baleia é a interpretação de Fraser
O único ponto de concordância de A Baleia é a interpretação de Fraser

Entre aqueles que não aprovaram A Baleia está Danny Leigh, do Financial Times. Segundo ele, a maneira como Aranofsky trata Charlie é quase cruel, comparando as dificuldades pelas quais o personagem passa nas mãos do diretor a uma criança que lentamente remove as pernas de uma aranha que conseguiu capturar.

Já Michael Phillips, do Chicago Tribune, afirma que Fraser é o diferencial da história, mostrando a todo momento seu talento para escapar de caminhos fáceis ou simplistas. E é justamente que parece ser o único ponto de concordância entre quem elogia ou não gosta a obra: independente de seu resultado, o ator realmente mereceu o troféu que recebeu no Oscar.

E aí, você vai assistir ao filme A Baleia? Comente nas redes sociais do Minha Série!



Avatar do(a) autor(a): Felipe Gugelmin Valente

Felipe Gugelmin Valente

Especialista em Redator

Redator freelancer com mais de uma década de experiência em sites de tecnologia, já tendo passado pelo Adrenaline, Mundo Conectado, TecMundo, Voxel, Meu PlayStation, Critical Hits e Combo Infinito.

star

Continue por aqui