menu
Minha Série

Nova série alemã da Netflix é perfeita para fãs de Black Mirror! Conheça Cassandra

Cassandra é a história de uma assistente pessoal que vai fazer de tudo para não ser abandonada por seus humanos

Avatar do(a) autor(a): Felipe Gugelmin Valente

10/02/2025, às 15:18

Lançada pela Netflix no dia 6 de fevereiro, Cassandra é uma nova minissérie alemã que já está fazendo bastante sucesso no streaming. Muito disso é resultado de sua premissa que lembra muito à da famosa Black Mirror, no qual ficção científica e elementos de terror convivem para contar uma história que fala muitos sobre os tempos atuais.

Em seis episódios, a narrativa mostra como uma assistente doméstica robótica acaba desenvolvendo comportamentos verdadeiramente humanos. No entanto, isso não significa necessariamente algo positivo, já que a grande solidão à qual ela foi exposta acaba provocando danos permanentes em sua programação.

Cassandra é uma assistente pessoal dos sonhos (ou pesadelos)

Produzida na Alemanha, Cassandra conta a história de uma família que decide se mudar para uma das casas inteligentes mais antigas do país. Embora o local esteja desocupado há 50 anos, não demora muito tempo até que seus novos moradores descubram que eles não estão sozinhos e que a residência é o território de uma assistente pessoal robótica.

Além de assumir um corpo mecânico, a inteligência artificial também é capaz de aparecer em telas de TV e em vários locais da casa, que foi equipada para ter tecnologias de ponta. Assim, ela consegue auxiliar na rotina de seus moradores, organizando seus calendários de atividades, refeições e outras áreas do cotidiano.

Enquanto no começo a convivência da família com Cassandra é pacífica, não demora muito tempo até que ela revele ter um lado mais sombrio. A partir do momento que os novos moradores descobrem mais sobre quem habitava sua casa anteriormente, fica evidente que a presença da assistente não é tão benéfica quanto parece.

Embora tenha mais características de terror do que Black Mirror, a nova produção alemã também trata de temas como a evolução da tecnologia e o quanto buscar por avanços científicos sem freios pode dar errado. A fórmula parece ter funcionado bem para a série, que já chegou ao terceiro lugar entre as produções do tipo mais assistidas no Brasil.

Série tem poucas críticas, mas todas são elogiosas

Devido à natureza de Cassandra como uma produção alemã, são poucos os críticos internacionais que estão dando atenção a ela. No entanto, aqueles que se deram ao trabalho de assistir aos seis episódios têm sido elogiosos, como é o caso da Collider:  o veículo afirmou que a série tem bastante substância e funciona bem ao unir ficção científica, terror e um drama familiar.

Nova série alemã da Netflix é perfeita para fãs de Black Mirror! Conheça Cassandra - 01.jpg

Já o LeisureByte afirmou que, embora a produção siga alguns clichês, ela consegue prender a audiência do começo ao fim. Em contrapartida, o público do site Rotten Tomatoes tem se mostrado mais dividido, embora 72% das análises compartilhadas até o momento tenham sido positivas.

Enquanto alguns consideraram o show excessivamente depressivo, outros afirmaram que a premissa é interessante, mas mal desenvolvida. Já aqueles que mais gostaram da série declararam que ela é bastante perturbadora e surpreendentemente profunda, indo muito além de uma mera história sobre um robô assassino.

E aí, você já assistiu à série Cassandra? Vai dar uma chance para a nova produção de ficção científica da Netflix? 

Comente nas redes sociais do Minha Série! Estamos no Threads, Instagram, TikTok e até mesmo no WhatsApp. Venha acompanhar filmes e séries com a gente!



Avatar do(a) autor(a): Felipe Gugelmin Valente

Felipe Gugelmin Valente

Especialista em Redator

Redator freelancer com mais de uma década de experiência em sites de tecnologia, já tendo passado pelo Adrenaline, Mundo Conectado, TecMundo, Voxel, Meu PlayStation, Critical Hits e Combo Infinito.

star

Continue por aqui