menu
Minha Série

Quem é Samuel Sterns? Conheça o vilão Líder de Capitão América: Admirável Mundo Novo

O vilão de Capitão América: Admirável Mundo Novo apareceu pela primeira vez em O Incrível Hulk, de 2008

Avatar do(a) autor(a): Felipe Gugelmin Valente

17/02/2025, às 12:30

Já disponível nos cinemas brasileiros, Capitão América: Admirável Mundo Novo pode ser considerado tanto um filme do herói quanto do Hulk. Isso porque, além de trazer a variação vermelha do personagem como um elemento de destaque, o longa-metragem apresenta um dos vilões mais importantes do mundo do herói.

Interpretado por Tim Blake Nelson, o Líder é uma figura que já apareceu brevemente no Incrível Hulk de 2008, protagonizado por Edward Norton. No entanto, o fracasso comercial do filme (e a mudança do ator responsável pelo personagem) fez com que demorasse mais de uma década para sua história ser desenvolvida de forma plena pelo Universo Cinematográfico Marvel (MCU).

Quem é o Líder em Capitão América: Admirável Mundo Novo

No longa-metragem de 2008, vemos Bruce Banner tentando encontrar uma cura para sua condição de Hulk, ao mesmo tempo que se esconde do exército norte-americano. Quem o ajuda nessa empreitada é o cientista conhecido somente como “Sr. Azul”, ou Samuel Stern, que realmente estava dedicado a solucionar o problema.

No entanto, seu trabalho acaba colaborando para a criação do Abominação, interpretado por Tim Roth. Ainda na forma do mercenário Emil Blosnky, ele pressiona Stern a injetar nele a mesma fórmula que criou o Hulk, mas sem a perda de inteligência. Embora resista em um primeiro momento, o Sr. Azul fica muito feliz com os resultados de seu novo experimento.

O público pode ver um relance da transformação de Stern no Líder durante as cenas de crédito de O Incrível Hulk. Nela, o cientista aparece em meio aos destroços de seu laboratório, quando uma substância misteriosa cai sobre sua testa, que está machucada e sangrando. Enquanto o fracasso do filme indicava que essa cena nunca seria revisitada, a presença do personagem em Capitão América: Admirável Mundo Novo finalmente fecha essa ponta solta.

Quem é Samuel Sterns Conheça o vilão Líder de Capitão América Admirável Mundo Novo - 01.jpg

A origem do vilão é bem diferente daquela vista nos quadrinhos, nas quais ele era um trabalhador de uma planta química que sofre um acidente mortal. Exposto à radiação gama, ele tem uma mutação que amplia sua capacidade cerebral junto de seu ego e crueldade, mistura que o ajuda a se tornar um dos vilões mais perigosos do universo Marvel.

A inteligência é a principal arma do vilão

O que torna o Líder particularmente difícil de lutar contra é sua inteligência e sede de conhecimento sem fim. Ele usa tudo o que sabe para criar uma rede secreta de agências internacionais, e seus conhecimentos em genética e robótica permitem o desenvolvimento de máquinas assassinas muito fortes e eficientes.

Quem é Samuel Sterns Conheça o vilão Líder de Capitão América Admirável Mundo Novo - 02.jpg

Nos quadrinhos, o vilão também é capaz de controlar mentes, realizar disparos psicocinéticos e criar ilusões que afetam seus oponentes. O primeiro encontro do personagem com o Hulk acontece quando ele tenta roubar um robô criado pelo Doutor Banner — nessa ocasião, ele chega a propor que os dois deviam virar aliados, mas o herói acaba negando o convite.

Entre os feitos marcantes do Líder está a criação da Intelligencia, um grupo que reúne mentes criminosos que pode ser importante tanto em Capitão América: Admirável Mundo Novo quanto para o MCU como um todo. Naturalmente, não vamos estragar o que acontece com o personagem no filme mais recente, mas podemos adiantar que ele certamente já garantiu seu lugar entre os vilões mais marcantes do universo que a Marvel criou nos cinemas.

Comente nas redes sociais do Minha Série! Estamos no Threads, Instagram, TikTok e até mesmo no WhatsApp. Venha acompanhar filmes e séries com a gente!



Avatar do(a) autor(a): Felipe Gugelmin Valente

Felipe Gugelmin Valente

Especialista em Redator

Redator freelancer com mais de uma década de experiência em sites de tecnologia, já tendo passado pelo Adrenaline, Mundo Conectado, TecMundo, Voxel, Meu PlayStation, Critical Hits e Combo Infinito.

star

Continue por aqui