menu
Minha Série

Dia Zero: quem foi o responsável pelo ataque e o que era Proteus? Entenda final da série

Dia Zero traz respostas para sua grande conspiração, mas elas podem não ser o que seu protagonista esperava encontrar

Avatar do(a) autor(a): Felipe Gugelmin Valente

24/02/2025, às 13:45

Já disponível na íntegra na Netflix, Dia Zero é uma nova minissérie política estrelada e coproduzida por Robert De Niro. No papel do ex-presidente George Mullen, ele é encarregado de investigar um grande ataque cibernético que desabilita por um minuto boa parte da infraestrutura dos Estados Unidos.

Isso resulta em diversos acidentes e mortes, gerando caos em meio à população que busca respostas e a garantia de que o evento não vai voltar a acontecer. Enquanto o protagonista encontra as soluções para suas perguntas, elas podem não trazer o resultado positivo que ele esperava em um primeiro momento.

Quem fez o ataque de Dia Zero?

Enquanto inicialmente Dia Zero indica que o grande ataque foi feito por um agente externo, como a Rússia, ele se revela como uma ação interna. Liderado pelo presidente da câmara de deputados, Richard Dreyer (Matthew Modine), um grupo de deputados e senadores arquiteta um plano para destruir a confiança no governo e fazer um “reset” político no país.

Quem ajuda o grupo bipartidária a realizar essa ação é a bilionária Monica Kidder (Gaby Hoffman), que decidiu colaborar, contanto que as atividades de sua empresa não fossem mais reguladas. Com o objetivo de virar a nova parceira do governo, ela ajuda a criar um ataque que afeta os aplicativos da corporação Panoply, presentes em 80% dos celulares dos norte-americanos.

Entre aqueles que trabalharam na realização do ataque está a representante Alexandra Mullen (Lizzy Caplan), filha do personagem interpretado por De Niro. Assim, caso o protagonista decida expor a verdades sobre a tragédia, pode estar colocando em risco a vida de sua sucessora política e tudo o que restou de sua família mais próxima.

Dia-Zero-Responsável-Proteus-01.jpg

Dia Zero mostra que a atual presidente dos Estados Unidos, Evelyn Mitchell, (Angela Basset) e o chefe da CIA, Jeremy Lasch (Bill Camp) desconfiavam de Dreyer desde o começo. Até mesmo por isso eles decidiram deixá-lo de lado e recrutaram Mullen para liderar a investigação, já que o ex-presidente era conhecido por sua moderação e por não estar mais por dentro de jogos políticos.

O que era Proteus?

Durante os capítulos da série, o público descobre que o personagem principal sofre com alguns lapsos de memória e alucinações momentâneas. Esse foi o principal motivo pelo qual, mesmo sendo uma figura bastante popular entre o público norte-americano, o político decidiu que não concorreria às reeleições.

Dia Zero dá a entender que essa condição pode ser resultado do uso do Proteus, uma máquina construída pela CIA que poderia causar doenças neurológicas. No entanto, isso é algo que o roteiro sempre deixa ambíguo, também sugerindo que os problemas de Mullen podem ser resultado do stress e da idade avançada.

Como acaba a série?

A descoberta feita por Mullen, de que o próprio governo dos Estados Unidos conspirou contra seu povo, faz com que não seja fácil revelar a verdade ao público. Assim, junto com Dreyer, Mitchell e Lasch, ele costura um acordo que prevê que todos os deputados e senadores envolvidos vão deixar seus cargos ao final de seus mandatos.

Dia-Zero-Responsável-Proteus-02.jpg

Nesse contexto, a culpa dos eventos do Dia Zero seria atribuída à falecida Kidder e ao bilionário desaparecido Robert Lyndon (Clark Gregg), que forneceram os meios tecnológicos para o ataque. Assim, o público teria um alvo contra quem se revoltar e protestar, ao mesmo tempo que o governo se mantém isento de qualquer responsabilidade.

Embora a série dê a entender que Mullen vai seguir esse caminho, sua cena final traz uma reviravolta. Sempre disposto a dizer a verdade, doa a quem doer, ele revela ao público a natureza real da conspiração, esperando que isso possa voltar a reunir uma nação dividida. No entanto, o público não vê o resultado de suas ações, tampouco os impactos que elas trazem para a vida pessoal do protagonista.

Comente nas redes sociais do Minha Série! Estamos no Threads, Instagram, TikTok e até mesmo no WhatsApp. Venha acompanhar filmes e séries com a gente!



Avatar do(a) autor(a): Felipe Gugelmin Valente

Felipe Gugelmin Valente

Especialista em Redator

Redator freelancer com mais de uma década de experiência em sites de tecnologia, já tendo passado pelo Adrenaline, Mundo Conectado, TecMundo, Voxel, Meu PlayStation, Critical Hits e Combo Infinito.

star

Continue por aqui