menu
Minha Série

Elena Bianda existiu? Entenda verdade por trás da série A Dama de Companhia

A Dama de Companhia é uma ficção histórica que mistura elementos realistas com caracterizações modernas

Avatar do(a) autor(a): Felipe Gugelmin Valente

01/04/2025, às 11:15

Lançada pela Netflix no dia 28 de março, a série A Dama de Companhia já aparece nas posições mais altas do Top 10 do serviço graças a uma fórmula inusitada. Criada por Gema R. Neira, a produção é ao mesmo tempo uma comédia, um drama de época e uma narrativa de romance que se centra na figura de Elena Bianda (Nadia de Santiago).

No entanto, não é ela que está em busca de romances, embora essa seja uma de suas especialidades. Ela é contratada por uma família para arranjar casamentos para três irmãs ricas, o que vai inseri-la em uma sociedade repleta de interesseiros, reviravoltas e momentos engraçados.

Expondo detalhes sobre a vida da alta sociedade espanhola do Século XIX, A Dama de Companhia usa o bom humor para retratar situações que eram comuns em muitos períodos históricos. Mas será que a figura carismática de Elena Bianda é baseada em uma casamenteira que realmente existiu?

Elena Bianda de A Dama de Companhia existiu?

Apesar de retratar uma profissão que realmente existe e teve muitas adeptas com o passar do tempo, A Dama de Companhia não é um retrato fiel de nenhuma história real. Ao mesmo tempo que a série retrata de maneira fidedigna o clima político do século XIX, ela também se desvia um pouco da história real e de certas maneiras como a sociedade da época se comportava.

Elena-Bianda-Existiu-A-Dama-de-Companhia-02.jpg

Segundo as autoras da série, María José Rustarazo e Gema R. Neira, sua intenção inicial era criar um drama de época bastante realístico. No entanto, quando elas começaram a estudar a história das casamenteiras e mulheres que cuidavam da vida social das damas da alta sociedade, decidiram criar uma obra que tivesse uma delas como protagonista.

O resultado é uma série em oito episódios que retrata o passado sob uma visão moderna, inserindo na narrativa temas como o feminismo. A produção também muda o jeito de falar de seus personagens e até mesmo as roupas que eram usadas na época, se aproximando de obras como Dickinson e Bridgerton no processo.

Ao mesmo tempo, A Dama de Companhia usa a figura de Elena Bianda como uma forma de discutir assuntos sérios, como a falta de liberdade das mulheres da época. No contexto da série, as damas da alta sociedade são definidas por seus casamentos e maridos, sem ter a liberdade para definir seus próprios gastos ou até mesmo interagir com outras pessoas sem a devida companhia.

Elena Bianda tem uma profissão real

O ponto mais realista de A Dama de Companhia é que a profissão de Elena Bianda realmente foi praticada por muitas mulheres até a primeira metade da década de 1900. Quem ocupava a posição tinha como objetivo preparar as damas da alta sociedade para o casamento, as acompanhando tanto em eventos quanto em suas próprias casas.

Elena-Bianda-Existiu-A-Dama-de-Companhia-01.jpg

Quem mais recorria às profissionais eram famílias ricas, que conseguiram alimentá-las, hospedá-las e pagar seus salários. Elas eram consideradas particularmente importantes, dado que uma casamenteira talentosa conseguia assegurar um futuro financeiramente seguro para toda uma família, bem como a manutenção de suas alianças sociais.

Nesse sentido, Elena Bianda é particularmente hábil, sendo sensível às necessidades de outras pessoas e aos conflitos que surgem de interações familiares, amizades e casamentos. Ela também se destaca pelo bom humor e ironia, que ajudam o público a se conectar com ela e com as missões que surgem em seu caminho.

Comente nas redes sociais do Minha Série! Estamos no Threads, Instagram, TikTok e até mesmo no WhatsApp. Venha acompanhar filmes e séries com a gente!



Avatar do(a) autor(a): Felipe Gugelmin Valente

Felipe Gugelmin Valente

Especialista em Redator

Redator freelancer com mais de uma década de experiência em sites de tecnologia, já tendo passado pelo Adrenaline, Mundo Conectado, TecMundo, Voxel, Meu PlayStation, Critical Hits e Combo Infinito.

star

Continue por aqui