Dirigido por Tânia Lamarca e Sérgio Bloch, o filme brasileiro Tainá – Uma Aventura na Amazônia está sendo redescoberto por uma nova geração de fãs. Em uma celebração do cinema brasileiro, a Netflix adicionou o longa e suas sequências a seu catálogo no 22 de abril — e ele já garantiu uma posição cativa no Top 10 do streaming.
A trama conta a história de uma jovem indígena órfã que vive próximo ao Rio Negro, na Amazônia, e descobre muito sobre as lendas e histórias de seu povo. Entre os elementos que ajudaram o longa a se mante relevante até hoje está a atuação de Eunice Baía, que participou do projeto quando só tinha 8 anos de idade.
Por onde anda Eunice Baína, que estrelou o filme Tainá?
Parte do povo Baré, Eunice nasceu no Pará, onde morou até os sete anos de idade. Para participar de Tainá – Uma Aventura na Amazônia, ela passou por uma seleção envolvendo mais de 3 mil crianças de todo o Brasil. A experiência mudou para sempre sua vida, fazendo com que ela se mudasse para a cidade de São Paulo.
Confira outros detalhes sobre a vida da atriz:
- Participou da sequência Tayná 2 – A Aventura Continua, de 2004;
- Também apareceu em Sítio do Picapau Amarelo como Maíra, em 2002;
- Interpretou Ayani em Amazônia, de Galvez a Chico Mendes, em 2007;
- Seu papel mais recente no cinema foi Trovão sem Chuva, de 2021;
- Apesar de ter começado sua carreira como atriz, atualmente se dedica à carreira de artista visual e coordena o figurino do Balé da Cidade de São Paulo;
- É a criadora da marca Oka, dedicada a obras indígenas;
- É a mãe de Aruã e Antonio e Ayara.
Apesar de ter saído dos holofotes desde a época em que estrelou Tayná, Eunice é uma figura ativa nas redes sociais. No Instagram, ela possui mais de 153 mil seguidores e faz publicações sobre seu trabalho, família e algumas das dificuldades que possuí ao ser mãe solo de três filhos pequenos.
)
No começo de abril, ela usou seu perfil na rede para fazer um desabafo sobre sua situação atual. "Só quem vive a solidão do terceiro trimestre de uma gravidez sabe da dor que se sente. São dias com dores, cansada, tendo que pensar, e cuidar e comprar, tudo que uma bebê precisará, tendo que cuidar de um pré-adolescente e de um bebê de 2 anos", afirmou.
Atriz celebra o sucesso contínuo de seu trabalho
Apesar de ter se afastado do mundo da atuação com o passar dos anos, Eunice permanece orgulhosa do trabalho que fez no passado. No dia 22 de abril, ela celebrou a chegada da trilogia de filmes Tayná à Netflix, explicando ao público que a personagem surgiu no live action antes de virar uma animação.
“Atenção, pequenos guardiões! Hoje, 22 de abril, é um dia mágico! Tainá está de volta com a trilogia completa na Netflix”, publicou ela no Instagram. O longa mais recente da série é A Origem, de 2013 — dirigido por Rosane Svartman, ele traz a jovem Wiranu Tembé no papel da protagonista.
Apesar de morar atualmente em São Paulo, Eunice não se esqueceu de suas raízes e voltou no final de 2024 para a Vila do Conde, no município de Barcarena (Pará). Nas redes sociais, ela celebrou a força de suas raízes, além de demonstrar o quanto é importante que seus filhos compartilhem de sua história.
Comente nas redes sociais do Minha Série! Estamos no Threads, Instagram, TikTok e até mesmo no WhatsApp. Venha acompanhar filmes e séries com a gente!

)
)
)
)
)
)
)