Para a tristeza de muitos fãs do universo Star Wars, na última terça-feira (13) chegou ao fim a segunda temporada de Andor, que encerrou de vez a série. Após diversos sacrifícios e saltos temporais, a história chegou cumpriu a promessa de se conectar diretamente com os eventos do filme Rogue One: Uma História Star Wars.
- Andor traz mudanças ao universo de Star Wars no episódio 9 da temporada 2! Entenda
- É fã de Star Wars? Confira as melhores produções da franquia no Disney+!
Enquanto desde o início estava evidente que muitos personagens teriam um final trágico, os três últimos episódios lançados de uma só vez na Disney+ revelaram o que aconteceu com eles. Ao mesmo tempo, eles mostraram que o legado de Cassian Andor permanece vivo, mesmo que de uma forma agridoce.
Andor revela como a Aliança descobriu a Estrela da Morte
Os três últimos episódios de Andor revelaram como um bando de rebeldes e traidores do império que formaram a Aliança Rebelde descobriram sobre a existência da Estrela da Morte. A grande arma foi construída em segredo, e é somente na parte final que percebemos que muitos eventos do passado contribuíram para isso.
)
Nas partes que encerram a história, descobrimos junto com Lonni que as atividades de mineração em Jedha, o massacre de Ghorman e outros elementos vistos em capítulos anteriores não faziam parte de um projeto de energia limpa. Na verdade, todos eles estavam gerando recursos para aquela que viria a ser a arma definitiva do Império.
Ele confia esses segredos a Luthen que, julgando que o oficial era perigoso demais, decide matá-lo. No entanto, as pontes que o personagem queimou ao se recusar a abraçar de vez a Aliança Rebelde quase fizeram com que essa informação fosse inutilizada, não fosse o fato de que Kleya acreditou nele.
- Kleya é capturada por Dedra Meero, mas é resgatada por Andor;
- É através dela que Cassian descobre sobre a Estrela da Morte, cujo projeto é liderado por Galen Erso;
- Isso explica porque o membro do Império é mencionado por ele no início de Star Wars: Rogue One;
- Apesar de descobrir a verdade sobre Luthen, Dedra é punida por isso — como Lonni usou sua chave de acesso para ler arquivos não autorizados que faziam referência à Estrela da Morte, ela é considerada uma traidora do Império e acaba presa;
- Ciente de que está sozinho como consequência de suas próprias decisões, Luthen tira a própria vida. Dedra tenta mantê-lo vivo, mas ele é retirado de seu suporte de vida por Kleya.
)
Série termina com desconfianças, redenção e uma nova esperança
Depois de resgatar Kleya de Coruscant, Cassian volta a Yavin e compartilha as informações que obteve sobre a Estrela da Morte. Enquanto boa parte da Aliança Rebelde desconfia de que os planos são uma mentira, Mon Mothma decide que é preciso confiar nele e agir logo, já que Luthen morreu para que a informação fosse obtida.
)
Nos momentos finais da série vemos como, apesar de enfrentar resistências, Andor ganha a permissão de viajar para Kefrene — local em que o encontramos no começo de Rogue One. A série também dá uma última oportunidade para que Bail Organa tenha um último momento de destaque, no qual afirma que não vai desistir de lutar contra o Império e quer dar um grande golpe nele.
Já a cena final traz uma informação inédita e que estava escondida há mais de 10 anos. Nela, vemos Bix no planeta Mina-Rau, onde decidiu esperar por uma chance de reencontrar Cassian. Apesar de sabermos que isso nunca vai acontecer, descobrimos que o legado do rebelde está vivo através de uma criança que ele nunca conheceu — mas cujo futuro ajudou a garantir com suas ações e seu grande sacrifício futuro.
)
Comente nas redes sociais do Minha Série! Estamos no Threads, Instagram, TikTok e até mesmo no WhatsApp. Venha acompanhar filmes e séries com a gente!
)
)
)
)
)
)
)