Lançada em março de 2025, Adolescência chegou ao catálogo da Netflix de forma discreta, mas não demorou a se tornar um grande fenômeno de audiência. Com mais de 100 milhões de reproduções no streaming, ela ainda costuma fazer aparições pontuais em seu Top 10 meses após sua estreia.
- Confira também: Adolescência deve ganhar continuação mais rápido que o esperado! Veja o que sabemos da segunda temporada
Com quatro episódios, a minissérie trata de forma bastante crua sobre um assassinato cometido por um jovem rapaz. A cada capítulo, descobrimos mais detalhes do motivo para isso acontecer, ao mesmo tempo que continuamos sem uma solução para o problema ou meios de evitar que mais casos do tipo aconteçam.
Embora tenha sido criada como uma produção limitada, Adolescência já teve uma sequência confirmada. No entanto, o ator Stephen Graham, que elaborou os roteiros com Hack Thorne, afirma que uma nova história ainda não foi definida — e, de forma humilde, reconhece que vai ser difícil repetir o mesmo sucesso da temporada de estreia.
O que esperar do futuro de Adolescência?
Em uma entrevista à Variety, Graham afirmou que uma continuação da série “ainda é uma possibilidade” e que o sucesso que ela teve “acontece uma vez na vida”. O ator também se espantou com o fato de que a história ressoou muito bem ao tratar de uma questão da atualidade em locais que vão do Brasil à Arábia Saudita — nos dois países, Adolescência chegou ao topo das séries mais assistidas da Netflix.
- Graham afirma que está disposto a fazer uma continuação, que pode ter uma história completamente diferente;
- Ao mesmo tempo, ele cogita mostrar a trama sob o ponto de vista da família de Katie, a garota que é morta por Jamie;
- O ator também explicou que Adolescência não é um drama convencional, e até mesmo por isso não se focou tanto na perspectiva da vítima na temporada inicial.
Graham também enfatizou que, para ele, foi importante que a série não reforçasse mitos ou preconceitos sobre Jamie e sua família — que é perfeitamente normal. “Eu queria garantir que ele não veio de uma casa na qual a mãe era uma alcoólatra, ou o pai era violento, ou foi molestado por um de seus tios”, explicou.
)
“Sem nenhum desrespeito, mas, tematicamente, essas são coisas que acontecem em dramas convencionais, que são compreensíveis”, continuou. “Eu só queria chacoalhar a caixa um pouco e ver o que mais podíamos encontrar ali”. O ator também explicou que a ideia para a série surgiu após a leitura de várias reportagens sobre assassinatos de garotas jovens do Reino Unido, cometidos por rapazes com idades igualmente baixas.
O que isso significa para o futuro da série?
Dada as declarações de Graham, tudo indica que uma possível segunda temporada de Adolescência ainda não encontrou seu formato ou fio narrativo. Isso é compreensível dado que, como uma produção originalmente limitada, a história original foi criada para ter começo, meio e fim bem-delimitados.
)
O que deve se manter é o estilo do diretor Philip Barantini, que apostou em planos-sequência para criar cenas ágeis e enquadramentos que se aproximam bastante dos personagens. Todos os episódios da temporada inicial foram gravados sem cortes, o que fez com que cada um deles tenha características que se aproximam até mesmo de peças de teatro.
A continuação de Adolescência vai voltar a ser produzida pela Plan B Entertainment, que tem o ator Brad Pitt como um de seus donos. Ele inclusive foi um dos maiores entusiastas da primeira temporada, que quase foi vendida para a Amazon Prime Video antes de a Netflix se responsabilizar por seu financiamento e distribuição.
- Confira também: Incel: entenda este e outros termos usados na série Adolescência
Comente nas redes sociais do Minha Série! Estamos no Threads, Instagram, TikTok e até mesmo no WhatsApp. Venha acompanhar filmes e séries com a gente!

)
)
)
)
)
)
)