menu
Logo Minha Série
Minha Série

O que acontece no final de The Handmaid’s Tale? Confira o desfecho surpreendente da série

The Handmaid’s Tale termina com reencontros e redenções, mas sem o fim da missão de June

Avatar do(a) autor(a): Felipe Gugelmin Valente

schedule27/05/2025, às 19:15

updateAtualizado em 15/07/2025, às 15:42

Iniciada em 2017 pela Hulu, a série The Handmaid’s Tale (O Conto da Aia) chegou ao final esta semana, após seis temporadas e muitas reviravoltas. Baseada no livro de mesmo nome escrito por Margaret Atwood, a produção adaptou e expandiu um universo no qual um governo totalitário reduziu muitas mulheres a uma posição subserviente.

A trama teve como palco principal o país conhecido como Gilead, que surgiu após uma série de confrontos que separaram os Estados Unidos. Esse lugar acaba sendo a casa de June (Elisabeth Moss), que não somente consegue se livrar de uma posição de opressão, como também organiza com sucesso uma força de resistência.

The Handmaid’s Tale termina com reencontros e redenções

Na sexta temporada da série, o público começa a testemunhar alguns dos dias finais de Gilead. Após vários de seus líderes serem mortos em um atentado à bomba, o país perde controle sobre a cidade de Boston, até então considerada um de seus principais postos de poder.

The-Handmaid-Tale-Final-Desfecho-04.jpg

  • June continua motivada a lutar porque sua filha Hannah (Jordana Blake) ainda está sob o controle de Gilead;
  • Junto com sua outra filha, Holly/Nichole e com sua mãe, Holly (Cherry Jones), a protagonista volta para Boston para lutar junto de outros refugiados;
  • De volta à cidade, ela faz as pazes com a Tia Lydia (Ann Dowd), que está com sua fé abalada, e com Serena (Yvonne Strahovski), que é enviada a um campo de refugiados com seu filho, Noah;
  • Com a ajuda da Sra. Putnam (Ever Carradine), a Tia Lydia permite que Janine (Madeline Brewer) se reúna com Charlotte, sua filha;
  • Em uma das grandes surpresas da série, Emily (Alexis Bladel) retorna, afirmando que se infiltrou entre os postos mais altos de Gilead para ajudar a derrubar o regime.

Em companhia de June, Emily revive alguns dos momentos da primeira temporada de The Handmaid’s Tale, nas quais elas passeavam juntas pela cidade. Em vez dos comandantes opressores de Gilead, elas veem mensagens de motivação pintadas nos muros da cidade — e muitos de seus antigos adversários estão mortos enforcados.

Série termina com easter egg e final agridoce

Ao mesmo tempo em que June é bem-sucedida em derrubar o governo de Gilead, os fãs terminam sem saber o destino dela e de Hannah. Mãe e filha permanecem separadas, mostrando que a luta da protagonista ainda não terminou — e novos desafios e sacrifícios podem estar em seu futuro.

The-Handmaid-Tale-Final-Desfecho-02.jpg

Em uma entrevista à Variety, Elisabeth Moss explicou que isso surgiu como consequência do desejo de respeitar a maneira como Margaret Atwood finalizou seu livro. Isso também resultou em um pequeno easter egg: a cena final da última temporada é exatamente igual àquela que inicia a primeira.

Nela, vemos June voltando à mansão destruída em que viveu um dia e ligando um gravador para iniciar os relatos de sua vida em Gilead — que futuramente vão virar um livro. Também à Variety, o criador Bruce Miller explicou que sua equipe usou exatamente a mesma faixa de áudio nos dois episódios, criando assim uma conexão perfeita entre eles.

The-Handmaid-Tale-Final-Desfecho-01.jpg

Embora a série The Handmaid’s Tale tenha acabado, seu universo vai continuar em breve. O Hulu já confirmou a produção do spin-off The Testaments, que vai acompanhar a relação entre Tia Lydia e Hannah. Segundo o produtor executivo Warren Littlefield, a história vai trazer perspectivas e narrativas bem diferentes, embora permaneça centrada em apresentar ao público o mundo opressor de Gilead.

Comente nas redes sociais do Minha Série! Estamos no Threads, Instagram, TikTok e até mesmo no WhatsApp. Venha acompanhar filmes e séries com a gente!



Avatar do(a) autor(a): Felipe Gugelmin Valente

Felipe Gugelmin Valente

Especialista em Redator

Redator freelancer com mais de uma década de experiência em sites de tecnologia, já tendo passado pelo Adrenaline, Mundo Conectado, TecMundo, Voxel, Meu PlayStation, Critical Hits e Combo Infinito.

local_mall

Ofertas TecMundo

Atualizado há 5 horas
star

Continue por aqui