menu
Logo Minha Série
Minha Série

Os bilionários reais que podem ter inspirado Mountainhead, filme da HBO do criador de Succession

O filme Mountainhead é uma grande paródia sobre bilionários e IA! Confira possíveis magnatas da vida real que inspiraram os personagens.

03/06/2025, às 09:45

Acaba de estrear na Max o mais novo filme original da HBO: Mountainhead. O longa é uma produção satírica que acompanha magnatas da tecnologia que têm um grande poder sobre o mundo e a população, o que não é muito diferente do momento que vivemos na vida real. Logo, a trama claramente se inspira em personalidades muito bem conhecidas.

Mountainhead é um filme que explora questões como poder, dinheiro e política que justificam as situações que vivemos em nosso dia a dia. A história em si não é real, mas o criador do filme, Jesse Armstrong, não esconde que se inspirou em ações de bilionários influentes que, por sinal, são muito bem representados pelo elenco.

O filme, basicamente, acompanha quatro melhores amigos que se reúnem em um luxuoso chalé privado que leva o nome do longa. Curiosamente, ou não, todos eles são bilionários influentes. Enquanto eles estão naquela região remota, diversos desastres mundiais estão em andamento, todos influenciados por suas ações, e juntos eles tentam ficar ainda mais poderosos, o que começa a gerar mais consequências negativas.

mountainhead.jpg
Mountainhead é um filme original da HBO

Ainda que Jesse Armstrong, criador do filme, não revele quem são suas inspirações para os personagens, há desconfianças. Confira algumas suposições!

Venis - Elon Musk

Venis, interpretado por Cory Michael Smith, possivelmente é inspirado em Elon Musk. O personagem é o chefe de uma empresa de tecnologia que está lançando novas formas de inteligência artificial, e seus produtos estão relacionados ao colapso social que o mundo vem enfrentando. Com isso, os outros três bilionários começam a colocar a culpa nele.

Mas Venis não leva as críticas a sério e acredita que logo ele irá reverter esse desastre. Esse personagem tem fortes indícios de ser uma paródia de Elon Musk, devido às suas posturas políticas e sua relação com a inteligência artificial. Na vida real, após a compra do Twitter para transformar a rede social no X, o bilionário ainda incluiu na plataforma o Grok, seu aplicativo de IA. Além disso, até mesmo os maneirismos de Musk podem ser flagrados na atuação de Cory Michael Smith.

mountainhead.jpg
Na sequência: Jeff, Venis, Randall e Souper

Ainda existem suposições de que o personagem seja baseado em Sam Altman, CEO da OpenAI, empresa responsável pelo ChatGPT. Isso porque Venis é alertado pela população a desativar suas ferramentas de deepfake, que vêm resultando em conflitos militares e outras consequências ao redor do mundo.

O personagem Venis também pode ser inspirado em Mark Zuckerberg, criador do Facebook, por ser presidente de uma rede social bastante popular que é acusada de ignorar os danos que ela causa apenas para lucrar mais e mais. Isso aconteceu de verdade, quando a Meta recebeu acusações de violar os direitos humanos contra o grupo étnico Rohingya, de Mianmar.

Randall - Peter Thiel

Steve Carell interpreta o bilionário Randall, o mais velho do grupo e que, consequentemente, assume uma posição de liderança. Por fazer vários investimentos frequentes e atuar como capitalista de risco, é bastante provável que o personagem tenha sido inspirado em Peter Thiel, ex-CEO do PayPal.

Outro fator que sustenta essa teoria é o interesse que o personagem tem de transferir sua mente para a tecnologia, algo que Peter Thiel já demonstrou interesse, o que consiste em tecnologias que funcionam como extensões da vida. Randall também parece ter um pouco de inspiração no investidor Marc Andreessen, acreditando que as empresas norte-americanas precisam estar avançadas no desenvolvimento de IA para impedir o controle da tecnologia pela China.

mountainhead.jpg
O filme é criado por Jesse Armstrong, de Succession

Jeff e Souper - Vários bilionários

Já os personagens Jeff (Ramy Youssef) e Souper (Jason Schwartzman) são os mais prováveis a serem uma fusão de diferentes bilionários. Jeff, por exemplo, tem um pouco de Mark Zuckerberg pelas suas características de personalidade, além de ser mais jovem. Inclusive, ele também tem alguns traços que lembram Sam Altman.

O personagem também pode ter sido inspirado em Demis Hassabis, CEO do DeepMind, do Google, e também vencedor do Prêmio Nobel de Química em 2024. O executivo tenta usar a inteligência artificial para curar doenças ou ainda evitar os danos causados pelo aquecimento global. Talvez a criação de Jeff contou ainda com a inspiração de Dario Amodei, CEO da Anthropic e ex-OpenAI. Seu trabalho também envolve as aplicações da IA.

Souper, por sua vez, parece ser um personagem completamente ficcional, sem qualquer inspiração de bilionários do mundo real. O comparando com os outros magnatas, ele é o menos rico de todos e um dos mais divertidos. É como se ele fosse apenas uma paródia com características gerais de pessoas com poderes nas mãos.

Mountainhead

O filme Mountainhead é uma obra criada na mente de Jesse Armstrong, que se destacou ainda mais na televisão com a série Succession, um dos maiores sucessos da HBO. O longa traz ao elenco Steve Carell, Cory Michael Smith, Ramy Youssef, Jason Schwartzman, Hadley Robinson, Andrew Daly e muitos outros. Confira o trailer:

Você já pode assistir ao filme Mountainhead na Max.

    Comente nas redes sociais do Minha Série! Estamos no Threads, Instagram, TikTok e até mesmo no WhatsApp. Venha acompanhar filmes e séries com a gente!


local_mall

Ofertas TecMundo

Atualizado há 16 horas
star

Continue por aqui