Já disponível nos cinemas brasileiros, F1: O Filme conta a história de Sonny Hayes, um piloto talentoso, mas que abandona o automobilismo após um acidente. 30 anos depois, ele tem a chance de retornar à categoria para ajudar o chefe da equipe APXGP, Ruben Cervantes, e no desenvolvimento do talento do promissor Joshua Pearce.
No entanto, nem tudo acontece conforme o protagonista imaginava. A volta às pistas desperta nele o desejo de vitória, e o personagem acaba virando o grande rival daquele a quem deveria transmitir conhecimentos — mesmo que os dois estejam trabalhando para a vitória da mesma equipe.
Quais história inspiraram F1: O Filme?
Enquanto a história central de F1: O Filme é fictícia, ela tem inspirações em muitos acontecimentos reais. Além disso, muitas das cenas vistas no longa-metragem foram gravadas nos mesmos circuitos em que acontece a Formula 1, o que ajudou a dar uma dose maior de realismo à produção.
- A personagem Kate McKenna foi inspirada por Bernie Collins, uma estrategista de engenharia que trabalhou para a Aston Martin;
- Sonny Hayes foi inspirado por Martin Donnely, um piloto promissor da Lotus que quase teve sua vida encerrada após um acidente;
- Em uma corrida em Jerez, na Espanha, ele foi ejetado de seu carro e ficou 11 minutos inconsciente. Ele conseguiu se recuperar e chegou a participar de uma corrida em 1993, mas nunca retomou totalmente a carreira como piloto profissional;
- Já o acidente de Joshua Pearce é inspirado por um incidente que aconteceu com Romain Grosjean em 2020 e pelo famoso incêndio que deixou marcas em Niki Lauda em 1976;
- A dinâmica entre Sonny e Joshua parece inspirada no relacionamento de Fernando Alonso e Lewis Hamilton, que correram juntos pela McLaren;
- O que aumenta as chances de isso ser verdade é o fato de que Hamilton foi um dos consultores na produção do filme.
)
Em uma entrevista ao site oficial da Formula 1, Hamilton afirmou que muita da sua energia acabou sendo transmitida para F1: O Filme. Segundo ele, há uma linha fina que acontece em qualquer equipe, na qual corredores podem estar no mesmo time, mas sempre vão querer vencer e chegar ao primeiro lugar de um circuito.
Filme apostou no realismo
Embora F1: O Filme não traga personagens reais ou conte uma história verídica, seus criadores se preocuparam em ser bastante realistas. Tanto é que a rivalidade entre Sonny e Joshua reflete bem diversos momentos do esporte, e é possível inclusive fazer paralelos entre ela e os conflitos que Ayrton Senna e Alain Prost tiveram na McLaren.
)
Para garantir esse efeito, o produtor Jerry Bruckheimer garantiu a presença de muitos pilotos reais e elementos que podem ser encontrados nas pistas reais. Além de Hamilton, nomes como Fred Vasseur (Ferrari) e Toto Wolf (Mercedes) participam de algumas cenas e deram dicas de como melhorar o resultado final.
Além disso, a equipe de Bruckheimer construiu uma garagem própria e seis carros de Formula 1 modificados com a ajuda da Mercedes. Para completar, os criadores do longa-metragem tiveram que desenvolver um sistema de câmeras próprio, que se mostrou pequeno o suficiente para transmitir a sensação de como é dirigir um carro da categoria.
Comente nas redes sociais do Minha Série! Estamos no Threads, Instagram, TikTok e até mesmo no WhatsApp. Venha acompanhar filmes e séries com a gente!
)
)
)
)
)
)
)
)
)
)
)
)
)
)
)
)
)
)
)