O serviço de streaming da Warner Bros. Discovery passou por mais uma mudança de identidade nesta quarta-feira (9). Desde as primeiras horas do dia, os assinantes já começaram a ver o retorno do nome HBO Max nos aplicativos e plataformas, substituindo o título atual, Max. A mudança acontecerá gradualmente nas diferentes regiões em que o streaming opera, mas já está ativa no Brasil.
O retorno do nome original era esperado para este trimestre, mas a companhia optou por revelar a data apenas agora. A escolha do momento não é por acaso: executivos da empresa queriam garantir que a marca HBO Max estivesse restabelecida antes do anúncio das indicações ao Emmy 2025, que acontecerá na próxima terça-feira (15).
Por que a Warner decidiu trazer de volta o HBO Max?
A decisão de resgatar o nome HBO Max foi anunciada em maio, durante a apresentação anual da Warner Bros. Discovery para o mercado publicitário.
- A empresa declarou que a volta da marca “HBO” tem como objetivo reforçar o posicionamento do serviço
- O objetivo é destacar a qualidade e exclusividade de seu catálogo, que inclui obras da HBO, Warner, Discovery e DC.
- O movimento também reflete a nova abordagem estratégica da companhia, que afirma estar focada em dados e no comportamento dos assinantes.
- O CEO David Zaslav reforçou que o crescimento do streaming está diretamente ligado ao prestígio da marca HBO.
- Segundo o executivo, a empresa pretende acelerar ainda mais essa expansão ao retomar o nome que representa “o mais alto padrão de qualidade na mídia”.
Lançado originalmente em 2020 como HBO Max, o serviço teve seu nome simplificado para Max em 2023, em uma tentativa de unir o catálogo da HBO com produções de canais como Discovery e outros conteúdos variados. No entanto, o retorno ao título anterior indica que a estratégia não surtiu o efeito desejado.
)
O nome HBO Max também rendeu desafetos dentro da Warner, com alguns executivos sendo contra o termo por supostamente despriorizar o catálogo do Discovery. Porém, ao que tudo indica, a vontade dos engravatados não foi mais forte que a voz do povo.
A situação também foi alvo de piadas no programa Last Week Tonight, de John Oliver. O apresentador ironizou as sucessivas mudanças, comparando-as a decisões absurdas, como a hipotética tentativa de renomear o Golfo do México. Na brincadeira, Oliver mostrou como a marca passou por transformações cada vez mais confusas antes de voltar ao ponto de partida.
)
Nem mesmo os perfis oficiais do serviço escaparam das piadas, que foram frequentes tanto no Brasil quanto no exterior. No X (antigo Twitter), a conta “Stream on Max” chegou a atualizar sua biografia dizendo: “Essas mudanças de nome estão tentando me matar”. Já a conta brasileira publicou diversos vídeos e imagens envolvendo piadas com séries e filmes do catálogo, além de responder o público sobre a alteração.
O que a troca de nome significa para a empresa?
O retorno ao nome original também tem um significado estratégico importante. Quando anunciou a reversão, a Warner Bros. Discovery destacou o crescimento global do serviço, que adicionou 22 milhões de assinantes no último ano e expandiu sua atuação para mercados como Reino Unido, Alemanha e Itália, após o fim de contratos de exclusividade com a Sky.
Por trás da mudança de nome anterior, em 2023, estava a tentativa de unificar o portfólio de produções da HBO e da Discovery+, criando uma plataforma única que pudesse agradar a diferentes perfis de público. No entanto, dados internos revelaram que o público de séries como The White Lotus e The Penguin raramente se interessava por reality shows. A falta de integração entre os catálogos reforçou o desejo de resgatar a marca HBO, um dos maiores símbolos de prestígio da indústria da televisão.
A mudança de nome também acontece em um momento de reestruturação interna da Warner Bros. Discovery. A empresa planeja separar suas operações de streaming e estúdios dos canais de TV a cabo, com conclusão prevista até meados de 2026. A expectativa é que, com a transição, o HBO Max consiga reforçar ainda mais sua presença como uma marca global de streaming.
- Veja também: Pecadores e mais! Veja lançamentos de filmes e séries do HBO Max em julho de 2025 | Minha Série
Enquanto isso, a Warner deve divulgar em breve seu balanço financeiro do segundo trimestre. No relatório anterior, a companhia informou ter alcançado 122,3 milhões de assinantes em suas plataformas de streaming, embora não detalhe mais quantos são específicos do HBO Max. Com a retomada do nome, a empresa pode continuar crescendo no concorrido mercado de streaming, principalmente com lançamentos como Pecadores no catálogo — e o filme do Superman no horizonte.
)
)
)
)
)
)
)