menu
Logo Minha Série
Minha Série

Max Headroom: Conheça filme cyberpunk que inspirou ataques como o da Record

O filme Max Headroom ficou famoso por elementos que vão além de seu uso para invadir canais de TV. Conheça a obra de ficção científica

Avatar do(a) autor(a): Felipe Gugelmin Valente

30/07/2025, às 11:40

Atualizado em 30/07/2025, às 12:12

Na última terça-feira (29), quem acompanhava a programação do News 19 Horas através do canal da Record News na internet se deparou com um fenômeno estranho. Sem nenhum aviso prévio, o sinal da emissora passou a transmitir uma creepypasta conhecida como “The Wyoming Incident”.

Produzida em 2006, ela conta a história de um suposto ataque hacker a um canal de TV capaz de gerar terror em massa entre o público. Enquanto o episódio gerou confusão e resultou no início de uma investigação, ele não é inédito. Em 1987, a emissora norte-americana WTTW passou por uma situação semelhante que transformou o filme Max Headroom em um evento histórico.

O que é Max Headroom: 20 Minutes into the Future?

Escrito por Steve Roberts e dirigido por Rocky Morton e Annabel Jankel, Max Headroom: 20 Minutes into the Future é um longa de ficção científica lançado em 1985. Inspirado pelo movimento cyberpunk, ele mostra um futuro distante no qual corporações corruptas dominam o meio público e manipulam a população para ganhos próprios.

  • A produção foi encomendada pela britânica Chrysalis Visual Programing e foi exibida pela primeira vez no Channel 4, em 4 de abril de 1985;
  • O protagonista Max (Matt Frewer) se torna famoso como um apresentador que critica a sociedade e a mídia em seus programas;
  • Após a transmissão do filme, o protagonista passou a apresentar um programa conhecido como The Max Headroom Show;
  • O longa-metragem também resultou na produção da série Max Headroom, produzida pela rede americana ABC;
  • Apesar de ser anunciado como o “primeiro apresentador feito em computação gráfica”, o personagem é interpretado por um ator real usando várias próteses e efeitos de maquiagem e iluminação.

Max-Headroom-Filme-Cyberpunk-Ataques-Record-01.jpg

O elenco da produção, inclusive, conta com nomes que são conhecidos até hoje na televisão e cinema. Matt Frewer, intérprete do protagonista, participou do filme de Watchmen, Hércules e Madrugada dos Mortos. Já a série conta com a participação de Jeffrey Tambor, conhecido por Arrested Development e Hellboy.

Toda a produção de Max Headroom surgiu como um desejo do Channel 4 de criar conteúdos que interessassem a uma geração bastante focada nos clipes musicais e na programação a MTV. O personagem acabou se transformando em um apresentador bem-sucedido do canal, e o filme que o apresentou virou uma espécie de sucesso cult no Reino Unido e em diversos outros países.

O famoso sequestro de sinal

Poucos anos depois do lançamento do longa-metragem cyberpunk, Max Headroom se tornou conhecido em 1987 entre o público norte-americano graças a um ataque hacker nas redes WGN-TV e WTTW, que atuam na cidade de Chicago. A transmissão dos canais foi interrompida por uma pessoa vestida como o personagem que falava uma série de frases ininteligíveis.

O primeiro incidente aconteceu na WGN-TV, que demorou cerca de 30 segundos até conseguir recuperar o controle sobre seus sinais. Aproximadamente duas horas depois, o mesmo aconteceu com a WTTW, que transmitia a série britânica Doctor Who, em uma invasão com efeitos mais duradouros.

Emulando o personagem do filme, o responsável falava sobre tópicos desconectados, antes de ser expulso de cena por uma mulher usando um mata-moscas. Apesar de a Federal Communications Commission (FCC) ter investigado o caso, até hoje não se sabe quem foi o responsável pela invasão, tampouco detalhes de como ela foi realizada.

Onde assistir ao filme?

Infelizmente, tanto o filme quanto a série de Max Headroom não estão disponíveis em serviços de streaming no Brasil, impossibilitando assistir a marcante obra de forma legal no país. No entanto, é possível encontrar compilados de cenas e recortes em vídeos no YouTube. Acima, por exemplo, você pode conferir a participação do personagem no filme Pixels, de Adam Sandler.

Comente nas redes sociais do Minha Série! Estamos no Threads, Instagram, TikTok e até mesmo no WhatsApp. Venha acompanhar filmes e séries com a gente!



Avatar do(a) autor(a): Felipe Gugelmin Valente

Felipe Gugelmin Valente

Especialista em Redator

Redator freelancer com mais de uma década de experiência em sites de tecnologia, já tendo passado pelo Adrenaline, Mundo Conectado, TecMundo, Voxel, Meu PlayStation, Critical Hits e Combo Infinito.

local_mall

Ofertas TecMundo

Atualizado há 2 dias
star

Continue por aqui