menu
Logo Minha Série
Minha Série

A história real que inspirou O Terminal, filme com Tom Hanks

O Terminal é baseado em fatos reais, mas não traz muito da história que o inspirou para seu roteiro

Avatar do(a) autor(a): Felipe Gugelmin Valente

03/08/2025, às 10:15

Lançado em 2004, o filme O Terminal se transformou em um grande sucesso da carreira do ator Tom Hanks ao contar uma história inusitada. Junto ao diretor Steven Spielberg, ele apresentou ao mundo o simpático Viktor Navorski, cidadão de uma nação europeia que escolheu o pior momento possível para viajar.

Chegando aos Estados Unidos, ele descobre que seu país acaba de sofrer um golpe militar, o que complica sua situação diplomática. Agora, com um passaporte considerado inválido, ele se vê forçado a morar durante meses no aeroporto John F. Kennedy, se tornando familiar com os funcionários e rotinas do local.

Embora traga alguns momentos dramáticos, O Terminal pode ser considerada uma comédia relativamente leve e que pode ser aproveitada por toda a família. No entanto, esse não foi exatamente o caso do que aconteceu com Mehran Karimi Nasseri, cuja história inspirou o longa.

Conheça a história real que inspirou O Terminal

Historia-Real-Inspirou-O-Terminal-Tom-Hanks-01.jpg

O filme de Spielberg é inspirado pela história real de Nasseri, que passou 18 anos morando no aeroporto Charles de Gaulle, em Paris. Nascido no Irã, ele mudou para o Reino Unido durante os anos 1970, quando iniciou seus estudos universitários. Isso aconteceu em um tempo de instabilidade no Irã, cujos líderes mandaram torturar Nasseri pelo envolvimento em protestos.

  • A situação fez com que ele consegue o status de refugiado, concedido pelo Alto Comissário das Nações Unidas;
  • Viajando entre a Inglaterra e a França em 1988, ele perdeu os documentos que provavam sua identidade e status;
  • Expulso do Irã por seus atos, Nasseri se encontrou como um apátrida, que se viu forçado a morar no aeroporto francês;
  • Durante anos, ele ficou conhecido como “Sir Alfred” e chegou a ser considerado um ícone pelos parisienses;
  • Sua história foi contada na autobiografia ‘The Terminal Man’, lançada em 2004 em parceria com o escritor Andrew Donkin.

Apesar de a história de Nasseri ter ficado famosa, ela traz algumas inconsistências. Conforme revela o The Guardian, o fato de ele ter sido preso e torturado no Irã como resultado de um protesto estudantil em 1977 é verdadeiro. No entanto, ele não teve seus documentos confiscados, tampouco foi expulso oficialmente do país como resultado.

Outro ponto de disputa é a maneira como ele perdeu seus documentos e se viu preso no Charles de Gaulle. Enquanto o autor afirma acreditar que seu passaporte e comprovação de status de refugiado foram roubados, há sinais de que ele pode ter enviado suas identidades por correio enquanto estava a caminho do Reino Unido, por motivos não esclarecidos.

Apesar do filme de Spielberg ter feito sucesso, ele não é uma adaptação fiel à história real. Assim, ele omite que Nasseri teve ajuda de um advogado de direitos humanos e chegou a morar em um abrigo em Paris. No entanto, ele voltou a viver no aeroporto em 2022 e, poucos meses depois, faleceu após sofrer um ataque cardíaco.

Onde assistir a O Terminal em 2025?

A boa notícia para os fãs de O Terminal é que as escolhas feitas por Spielberg funcionam até hoje. Ao escolher transformar a história real em ficção, o diretor foi bem-sucedido em criar uma trama que não se prende a países ou condições políticas específicas, permitindo assim se focar no talento de Tom Hanks.

Historia-Real-Inspirou-O-Terminal-Tom-Hanks-03.jpg

Quem deseja aproveitar o filme atualmente pode fazer isso através da Netflix, que acaba de recebê-lo em seu catálogo. Já aqueles que não têm uma assinatura ativa do serviço também podem conferir a história completa no Mercado Play após realizar um cadastro gratuito.

Comente nas redes sociais do Minha Série! Estamos no Threads, Instagram, TikTok e até mesmo no WhatsApp. Venha acompanhar filmes e séries com a gente!



Avatar do(a) autor(a): Felipe Gugelmin Valente

Felipe Gugelmin Valente

Especialista em Redator

Redator freelancer com mais de uma década de experiência em sites de tecnologia, já tendo passado pelo Adrenaline, Mundo Conectado, TecMundo, Voxel, Meu PlayStation, Critical Hits e Combo Infinito.

local_mall

Ofertas TecMundo

Atualizado há 2 dias
star

Continue por aqui