menu
Minha Série

A mensagem dos pais de Superman é real? Entenda mudança na origem do personagem no novo filme

O Superman de James Gunn mostra que o herói não foi enviado à Terra com objetivos muito nobres

Avatar do(a) autor(a): Felipe Gugelmin Valente

21/08/2025, às 07:15

Atualizado em 21/08/2025, às 21:48

Em seus mais de 80 anos de história, o Superman já teve diversas mudanças em seus poderes, personalidade e até mesmo origens. Ainda em cartaz nos cinemas, o filme dirigido por James Gunn faz justiça a esse legado ao mudar algumas das características do personagem mais famoso da DC Comics.

Enquanto ele permanece uma figura nobre e disposta a se sacrificar pelo bem da humanidade, um detalhe em sua origem acaba virando munição para o vilão Lex Luthor. E o próprio Gunn confirmou que essa informação é verdadeira, e não fruto da manipulação do gênio do crime. Cuidado com os spoilers a seguir!

Qual é a mensagem deixada pelos pais do Superman?

Superman-Mensagem-Pais-Real-James-Gunn-01.jpg

No novo Superman, revisitamos as origens do personagem no planeta Krypton. Junto com sua prima Kara, Kal-El — ou Clark — vira um dos últimos sobreviventes de sua espécie ao ser enviado à Terra em um foguete momentos antes de seu mundo original explodir, confirmando os temores de seus pais.

  • Ao chegar na Terra, a criança é rebatizada como Clark e é criada pelos Kent, um casal carinhoso que nunca conseguiu ter filhos biológicos;
  • Na idade adulta e após desenvolver seus poderes, ele descobre suas origens kryptonianas e consegue se comunicar com a memória de seus pais Jor-El e Lara Lor-Van;
  • O filme inicialmente mostra que os pais biológicos do Superman são pessoas nobres e que encaram os poderes de seu filho como um presente à Terra;
  • No entanto, uma mensagem descoberta pela Engenheira (e revelada publicamente por Lex Luthor) mostra que eles têm intenções mais sombrias;
  • Os El na verdade viam a Terra como um planeta fraco, ao qual seu filho poderá dominar ao “espalhar a semente de Krypton” e virar seu rei por direito.

A revelação choca tanto ao Superman da trama quanto os espectadores, que até então acreditavam que as origens do herói seguiam um caminho tradicional. Na história, essa revelação é usada por Luthor para provar que sempre esteve certo sobre o personagem, que em seguida é preso e passa a ser visto como uma grande ameaça ao futuro da humanidade.

James Gunn confirma que a mensagem é real

Em uma entrevista à IGN, o diretor James Gunn confirmou que a mensagem dos pais de Kal-El é real e não se trata de nenhuma manipulação feita por Luthor. Segundo ele, sua intenção era manter a integridade dos elementos centrais do personagem, ao mesmo tempo que apresentava mudanças que podiam aprimorar a narrativa.

Superman-Mensagem-Pais-Real-James-Gunn-03.jpg

Ele afirma que sua intenção era “mudar partes da história de uma maneira que fosse interessante para o DCU, mas não fosse algo que fosse contra o que é o Superman”. Ele também explica que a situação permite que Clark tenha mais agência sobre seu destino e que o conceito não é exatamente novo no universo do personagem.

Versões “malignas” de Jor-El já apareceram em séries como Smallville e nos quadrinhos, onde ele ressurgiu como o Sr. Oz — que tem como uma de suas missões destruir a Terra, que vê como corrompida para além de qualquer salvação. A animação Minhas Aventuras com o Superman, disponível na HBO Max, segue um caminho semelhante e mostra o personagem como um conquistador no mesmo estilo do vilão Zod.

No filme de Gunn, o conceito funciona dado que o roteiro foca que o Superman não é diferente por causa de seus poderes e suas origens. Ele é único justamente por saber abraçar o que há de melhor na humanidade, usando suas habilidades não para dominar, mas para proteger e ajudar aos mais vulneráveis.

Comente nas redes sociais do Minha Série! Estamos no Threads, Instagram, TikTok e até mesmo no WhatsApp. Venha acompanhar filmes e séries com a gente!



Avatar do(a) autor(a): Felipe Gugelmin Valente

Felipe Gugelmin Valente

Especialista em Redator

Redator freelancer com mais de uma década de experiência em sites de tecnologia, já tendo passado pelo Adrenaline, Mundo Conectado, TecMundo, Voxel, Meu PlayStation, Critical Hits e Combo Infinito.