menu
Minha Série

Após mais de 20 anos, ator de Dexter vira meme novamente por causa da série

Presente nas duas primeiras temporadas de Dexter, o detetive James Doakes voltou a se destacar na internet.

Avatar do(a) autor(a): Felipe Gugelmin Valente

02/09/2025, às 14:15

Atualizado em 02/09/2025, às 16:40

Iniciada em 2006 pela Showtime, a série Dexter popularizou a história de um serial killer que encontra em um emprego na polícia uma forma de se disfarçar e continuar cometendo seus crimes. Embora a produção já tenha sido encerrada, ela voltou a ficar em alta graças aos bons resultados que a sequência Ressureição está tendo.

E curiosamente, o novo show fez mais do que “ressuscitar” seu protagonista, interpretado por Michael C. Hall. Graças a ela, muitas pessoas estão redescobrindo a série original, que gerou um novo meme baseado no detetive James Doakes, interpretado por Erik King.

Entenda o meme baseado no ator de Dexter

undefined

O novo meme relacionado à figura de Doakes ganhou tração em julho deste ano, em meio a acusações sobre supostos “abusos” que estariam sendo cometidos pelo ator Pedro Pascal. Nele, a imagem do detetive é usada para demonstrar casos em que uma pessoa sabe a verdade, mas não é capaz de prová-la.

  • Em sites como o Know Your Meme, a brincadeira ficou conhecida como “But You Can’t Prove It”, ou “mas você não consegue provar”, em uma tradução livre;
  • Isso é resultado do fato de que, em Dexter, o sargento Doakes sempre desconfiou que havia algo de errado com o protagonista;
  • No entanto, como ele nunca teve evidências que provassem suas suspeitas, nunca pode fazer nada em relação a elas;
  • Isso faz com que o personagem seja um grande obstáculo para Dexter na primeira e na segunda temporada;
  • Quando finalmente descobre a verdade sobre o assassino, Doakes não tem muito tempo para comemorar e acaba sendo morto por Lila Tournay (Jaime Murray), então namorada do protagonista.

Ator-Dexter-20-Anos-Meme-Entenda-02.jpg

O meme ganhou tração tanto pela mensagem que carrega quanto pelas expressões que Erik King faz nas mensagens usadas. Elas mostram que o personagem tem um profundo conhecimento sobre algo que está quase evidente, mas que não parece haver palavras suficientes que expliquem o sentimento que isso traz.

A primeira vez que Erik King virou meme

Muito antes de o detetive James Doakes ganhar destaque novamente com o meme recente, o personagem já havia conquistado a internet em meados de 2008. Na época, a frase marcante “Surprise, Motherf****r”, dita pelo policial em uma cena da primeira temporada de Dexter, se tornou um bordão que rapidamente foi editado, remixado e compartilhado em fóruns como LiveJournal, YouTube e Reddit.

O bordão surgiu no episódio “Born Free”, exibido em 2006, quando Doakes surpreende Dexter em um contêiner durante a investigação da morte de sua mãe. A cena curta, mas intensa, destacou a postura confrontadora do personagem e logo foi transformada em um clipe de poucos segundos que viralizou nas redes, especialmente quando fãs começaram a criar versões paródicas e montagens com a fala.

A partir daí, nasceram dezenas de variações conhecidas como “snowclones”, trocando a palavra “Surprise” por outras semelhantes em inglês, como “Supplies”, “Some Fries” e até “Sunrise”. Esse formato ajudou a eternizar Doakes como um dos grandes ícones de memes da TV, fazendo Erik King conquistar um espaço único na cultura digital que perdura até hoje, cerca de 20 anos depois.

Onde assistir às primeiras temporadas da série?

Caso você já tenha se deparado com o novo meme no TikTok, X ou outra rede social, mas não faça ideia de quem é James Doakes, é fácil remediar isso. Enquanto a Paramount+ tem a exclusividade sobre os episódios de Ressureição, a série original de Dexter é mais acessível no Brasil.

Ator-Dexter-20-Anos-Meme-Entenda-01.jpg

As oito primeiras temporadas da série também estão disponíveis na Netflix, permitindo observar desde as origens do personagem até como ele foi evoluindo seus crimes e comportamentos. Já Erik King permanece ativo em Hollywood, mas não chegou a emplacar nenhum papel fixo nos últimos anos. Entre seus trabalhos mais recentes está a série policial The Oath, na qual apareceu em seis episódios.

Comente nas redes sociais do Minha Série! Estamos no Threads, Instagram, TikTok e até mesmo no WhatsApp. Venha acompanhar filmes e séries com a gente!



Avatar do(a) autor(a): Felipe Gugelmin Valente

Felipe Gugelmin Valente

Especialista em Redator

Redator freelancer com mais de uma década de experiência em sites de tecnologia, já tendo passado pelo Adrenaline, Mundo Conectado, TecMundo, Voxel, Meu PlayStation, Critical Hits e Combo Infinito.

star

Continue por aqui