Conhecido por obras como O Iluminado, Torre Negra, IT, A Hora do Vampiro, A Longa Marcha e dezenas de outras, o autor Stephen King tem usado suas contas nas redes sociais para comentar bastante sobre política. E, na última quarta-feira (8), ele dedicou sua conta no X a fazer duras críticas ao presidente dos Estados Unidos, Donald Trump.
Segundo King, a decisão do presidente de enviar tropas da Guarda Nacional para diversas cidades do país é um claro sinal de autoritarismo. Para o autor, essa é somente a primeira fase de uma estratégia que pode resultar no cancelamento das eleições de 2026, que vão definir os novos deputados e senadores do país.
O que Stephen King disse sobre as decisões de Donald Trump?
Para King, fica claro que a decisão de Trump de mandar tropas para cidades governadas por membros do Partida Democrata é uma tentativa de intimidar adversários. “Tropas nas grandes cidades. Em seguida, pode vir Trump explicando que o clima nacional é ‘simplesmente perigoso demais’ para votar em 2026. É assim que os autoritários tomam o poder. Passo a passo”, escreveu.
- Essa não é a primeira vez que King usa sua conta no X para criticar a atual administração dos Estados Unidos;
- Anteriormente, ele já afirmou que Trump estava transformando o país em um “estado fascista e autoritário”;
- O autor de O Iluminado também já declarou acreditar que a eleição de 2026 não vai ser positiva para o presidente ou seus apoiadores;
- “Eles podem se ver afogados por uma onda azul. Os americanos estão ficando conscientes de que Trump está transformando o sonho americano em um pesadelo”, declarou.
- King também já usou sua conta para discordar de figuras importantes do governo, como Stephen Miller, vice-chefe de gabinete da Casa Branca.
)
Em uma mensagem publicada no dia 5 de outubro, o autor discordou das alegações de Miller, que afirmou que “há um movimento terrorista de esquerda crescendo nos Estados Unidos”. Para King, essa é uma alegação falsa, e o político está tentando usar a cartada do terrorismo como uma forma de destruir a constituição do país.
Por que Trump acionou a Guarda Nacional?
Oficialmente, o governo de Donald Trump afirma que acionou a Guarda Nacional para controlar o que chama de “violência descontrolada”. Segundo ele, muitas cidades governadas pelos democratas estão em estado de caos, e é preciso acionar as tropas para lidar com a situação.
A decisão do presidente dos Estados Unidos também tem como objetivo intensificar seus esforços de deportação. Em locais como Chicago, as ações de organizações como o ICE têm sido recebidas com críticas da população, que inclusive tem entrado em confronto contra agentes em algumas ocasiões.
A decisão de usar a Guarda Nacional é vista como controversa, e um sinal de que Trump está tentando intimidar adversários políticos. Ela já resultou em processos nos estados de Illinois e Oregon, bem como diversas críticas de figuras públicas e dos governadores dos estados afetados pela ordem.
Comente nas redes sociais do Minha Série! Estamos no Threads, Instagram, TikTok e até mesmo no WhatsApp. Venha acompanhar filmes e séries com a gente!
)
)
)
)
)
)
)