Após dois filmes de sucesso em 2017 e 2019, a franquia It está de volta com muito terror e um novo formato. A HBO Max lança neste domingo (26) a série It: Bem-Vindos à Derry (Welcome to Derry no original), que explora a história da cidade do interior assombrada pelo palhaço Pennywise.
Com oito episódios no total, a produção é encabeçada por Andy Muschietti, cineasta argentino responsável pelos filmes mais recentes da franquia. Ou seja, os fãs podem esperar uma extensão de respeito do universo da saga, que retorna ao passado para explorar as origens do monstro e da cidade.
O Minha Série teve acesso aos primeiros cinco episódios da temporada e, após a maratona, garanto: Bem-Vindos à Derry vai agradar aos fãs dos filmes e promete ser uma das melhores séries do ano. No entanto, a produção acaba pisando na bola quando deixa de lado a originalidade para “imitar” Stranger Things, sucesso da Netflix no streaming. Eu explico melhor na crítica completa, a seguir.
- Confira também - Bem-Vindos a Derry: Veja trailer, data de lançamento e tudo sobre a série de IT | Minha Série
Uma viagem no tempo assustadora
Assim como no título da série, Bem-Vindos à Derry nos convida para conhecer a cidade que serve como casa para a criatura que assusta crianças nos filmes. A história transita por diferentes períodos do tempo, mas traz um foco maior nos anos 60, onde o desaparecimentos e assassinatos misteriosos são investigados e rendem polêmicas.
Enquanto a narrativa envolve questões raciais, dramas militares envolvendo a guerra fria e até mesmo uma viagem no tempo indígena, o foco da produção ainda é o de sempre: crianças enfrentando o palhaço Pennywise.
)
Mais uma vez, a franquia capricha em seu elenco, trazendo crianças talentosas e uma abordagem realista para a época. Seja explorando um cemitério à noite ou vivendo dramas escolares, os atores do núcleo infantil roubam a cena.
Além disso, a série capricha em trazer questões raciais como ponto importante da história. Como a produção é ambientada no interior dos Estados Unidos e nos anos 60, a abordagem do assunto faz muito sentido, sendo aproveitada com força para o desenvolvimento da narrativa.
- Aproveite 30 dias de teste grátis do Prime Video e confira os melhores filmes de terro neste Halloween!
Vale destacar também que a produção é um deleite para os fãs de Stephen King e seu universo. A trama aborda muito bem o passado do palhaço Pennywise e, em seus cinco primeiros episódios, começa a arranhar as peripécias da criatura em todos os seus anos em Derry.
)
Além disso, a série ainda conta com a participação de Dick Hallorann, interpretado pelo talentoso Chris Chalk, que traz um toque ainda mais sobrenatural para a produção. O personagem pode ser reconhecido pelos fãs de longa data de Stephen King, já que é peça-chave no universo de O Iluminado.
Terror além do palhaço
Enquanto as pessoas da cidade são boa parte do chamariz da série, a grande estrela da produção não poderia ser outra: a criatura It. Enquanto a interpretação de Bill Skarsgard como palhaço assustou muita gente nos filmes, o maior acerto de Bem-Vindos à Derry é ir além dessa forma.
Enquanto a própria HBO já revelou que teremos detalhes sobre a origem do palhaço Pennywise, a série mostra que a criatura é muito mais que essa figura caricata e assustadora. Em praticamente todos os episódios, vemos It realmente aproveitando o seu poder: tornar o medo de cada pessoa uma realidade.
)
A abordagem trazida na série garante sustos horripilantes e surpresas que podem te deixar de queixo caído. Não só isso, os ataques da criatura também alimentam o clima de paranoia em toda a narrativa, fazendo com que crianças e adultos duvidem do que estão vendo e vivendo.
A abordagem trazida na série garante sustos horripilantes e surpresas que podem te deixar de queixo caído.
Assim, Bem Vindos à Derry consegue entregar não apenas uma ambientação de terror caprichada, mas combustível para tornar o drama da série mais interessante. É a combinação perfeita para quem curte tomar uns sustos, mas não abre mão de uma boa história.
Detalhe que a série também acerta em peso no lançamento de episódios semanal. Enquanto tive a chance de ver cinco capítulos em sequência, já consigo imaginar como a produção vai movimentar teorias na internet com sua história repleta de camadas e acontecimentos impactantes.
Série perde força ao “copiar” Stranger Things
Antes de tudo, eu sei que é um crime dizer que It está copiando Stranger Things, já que a obra de Stephen King serviu claramente de inspiração para o blockbuster televisivo da Netflix. Ainda assim, a produção da HBO parece tentar emular a fórmula do sucesso da rival copiando a pior parte da série: uma base militar com conspirações e guerra fria que ganha bons minutos de atenção.
Pelo lado bom, a solução serve para desenvolver personagens interessantes e importantes para a trama, como o soldado sentitivo Dick Hallorann (Chris Chalk) e o metódico Leroy Hanlon (Jovan Adepo). No entanto, algumas cenas desse núcleo parecem enroladas, e a história claramente podia usar desse tempo para elevar outros pontos do universo, como as questões raciais, a mitologia indígena ou até mesmo as crianças e o palhaço.
Mesmo com algumas cenas que claramente não precisavam existir, o arco envolvendo a base militar também é importante para desenvolver a trama principal da série. Afinal, o governo dos Estados Unidos tem muito interesse nos mistérios de Derry — e espero que os episódios restantes compensem o tempo gasto com soldados.
Vale notar, ainda, que a Warner também resolveu surfar na onda de Stranger Things na divulgação de Bem Vindos à Derry. Uma das imagens oficiais da série, por exemplo, mostra as crianças em um fundo vermelho de cabeça para baixo, no mesmo pique do “mundo invertido” da produção da Netflix.
Isso não influencia em nada na qualidade da série, mas dá a impressão que a própria galera da Warner não confia no próprio material. Como se ter o palhaço mais assustador da cultura pop, que é capaz de se transformar em qualquer coisa para dar medo, não fosse o suficiente para vender a série.
Vale a pena?
Esse pequeno deslize é apenas um buraco em uma jornada de sucesso. Derry acerta em cheio no terror e na diversão, garantindo uma das melhores experiências televisivas da HBO Max em 2025.
Bem-Vindos à Derry é uma das melhores experiências televisivas da HBO Max em 2025.
A produção capricha na ambientação, trazendo questões raciais e crianças que são críveis para a época. Com um elenco talentoso, a produção conta com o equilíbrio perfeito entre sustos e drama.
Além disso, It está mais assustador do que nunca na série. O palhaço ganha novas camadas em sua mitologia e consegue assustar bastante em todos os episódios que vi, me deixando ansioso para conferir tudo que está por vir.
Seja você fã ou não do universo de Stephen King, vale a pena dar uma chance para Bem Vindos à Derry, seja pelos sustos ou a trama repleta de suspense. Com episódios semanais, a produção estreia no dia 26 de outubro no HBO Max.
E aí, você vai dar uma chance para a produção? Comente nas redes sociais do Minha Série! Estamos no Threads, Instagram, TikTok e até mesmo no WhatsApp. Venha acompanhar filmes e séries com a gente!