Lançada há poucos dias no catálogo da Netflix, a série Ninguém nos Viu Partir tem conquistado o público brasileiro graças à sua premissa trágica. Produzida no México, a história em cinco partes acompanha a história de uma mulher cujos filhos são raptados pelo ex-marido.
Com a ajuda de um ex-agente do Mossad (o serviço de inteligência de Israel), ela desafia os preconceitos da comunidade em que vive nos anos 1960 para lutar por seus direitos. Com várias reviravoltas e momentos emocionantes, a história ganha ainda mais peso pelo fato de ter sido inspirada em um drama da vida real.
Ninguém nos viu Partir é inspirada em uma história real
A nova produção de sucesso da Netflix é uma adaptação do livro de mesmo nome, escrito por Tamara Trottner. Nas páginas de Ninguém nos viu Partir, a autora conta como ela e seu irmão passaram por situações dramáticas ao serem raptadas pelo próprio pai na época em que eram crianças.
- No livro, ela explica como os dois foram separados de sua mãe sem nenhum aviso prévio;
- Isso resultou em um afastamento que durou três anos, e levou os irmãos a morar em diversos países;
- O rapto real aconteceu em 1968, em meio a uma comunidade judaica que tentou impedir a mãe de Trottner de resgatá-la e a seu irmão;
- A principal mudança da série da Netflix é de ponto de vista: o livro narra a história da perspectiva da jovem raptada, enquanto a adaptação acompanha os passos de sua mãe.
)
Ao site PRODU, a diretora e produtora-executiva Lucía Perez explicou que ficou muito comovida e inspirada pelo livro, que foi lançado em 2024. Segundo ela, a incerteza vivida pelas crianças, que começam a perceber aos poucos que convivem com um pai que pode machucá-las, foi algo muito impactante. De forma semelhante, também comoveu a diretora o fato de que a mãe das crianças nunca deixou de lutar por elas.
Como terminou a história que inspirou Ninguém nos Viu Partir?
Na vida real, Leo Saltzman decidiu raptar as crianças que teve com Valeria Goldberg após descobrir uma traição de sua mulher. Ele convenceu seus filhos de que eles estavam partindo em uma longa viagem de férias, e fazia várias críticas à sua ex-esposa durante o período em que passou fugindo das autoridades.
)
Após passar pela Itália, França e África do Sul, Saltzman foi encontrado em Israel, onde o caso foi julgado. As autoridades locais decidiram que a questão deveria ser resolvida pelo sistema judiciário do México, que decidiria sobre a guarda das crianças — que ficaram com Valeira. Ela continuou criando os dois com ajuda de seu novo companheiro, Carlos, até o momento em que ele faleceu, em 1997.
Comente nas redes sociais do Minha Série! Estamos no Threads, Instagram, TikTok e até mesmo no WhatsApp. Venha acompanhar filmes e séries com a gente!
)
)
)
)
)
)
)