menu
Minha Série

Poliana da série Tremembé é baseada em detenta com crime horrendo! Conheça história real

Poliana é o nome fictício que a série Tremembé deu à responsável por um crime brutal. Saiba mais detalhes sobre a história que inspirou a personagem.

Avatar do(a) autor(a): Felipe Gugelmin Valente

03/11/2025, às 12:15

Atualizado em 04/11/2025, às 13:21

Lançada no dia 31 de outubro pela Amazon Prime Video, a série Tremembé tem como objetivo acompanhar a vida dos detentos de um presídio conhecido por abrigar “celebridades” do crime. Nos primeiros episódios, acompanhamos nomes famosos, como Suzane Von Richtofen e Elize Matsunaga, conforme elas se adaptam e sobrevivem ao sistema criminal.

No entanto, não é somente de nomes conhecidos pelo público que se alimenta a produção, que também usa pseudônimos para retratar pessoas que realmente existiram. Entre elas está Poliana, personagem interpretada por Letícia Tomazella, que é inspirada em uma criminosa real que cometeu um crime revoltante.

Qual criminosa inspirou a Poliana de Tremembé?

Conforme mostra Tremembé, Poliana foi condenada a 29 anos de prisão por ter filmado as próprias irmãs, então com 3 anos de idade, sendo estupradas. O caso aconteceu na vida real e foi arquitetado por Luciana Olberg, que atuou junto com seu marido e amante.

  • Os atos foram cometidos em 2013 contra as crianças que eram meias-irmãs de Luciana, fruto de um relacionamento de seu pai com outra mulher;
  • A criminosa contou com ajuda de seu marido, um empresário dono de uma academia de boxe com quem já tinha um filho, e com um aluno do local, com quem eles formavam um trisal;
  • Os abusos aconteceram em um dia no qual as crianças estavam sob os cuidados da criminosa, que gravou os atos;
  • Para abusar das duas, ela as induziu a coma alcóolico ao passar tequila nas chupetas que elas usavam;
  • As gravações eram compartilhadas em grupos de pedófilos, sendo que muitos ficavam chocados com a brutalidade dos abusos.

Foi justamente um dos participantes desses grupos que foi o responsável pela prisão de Luciana e seus dois companheiros. Chocado com as gravações a que teve acesso, ele decidiu acionar a polícia para que as medidas necessárias fossem tomadas. O caso repercutiu pouco na mídia, só ganhando destaque quando o escritor Ulisses Campbell revelou detalhes sobre ele no livro Tremembé, que dá base para a série produzida pelo streaming.

Família de Olberg tem relações com Suzane von Richtofen

Embora a presença de Poliana seja tratada como secundária em Tremembé, a personagem vai ter um envolvimento importante na vida de Suzane von Richtofen. Isso porque, na vida real, o irmão de Luciana, Rogério Olberg, chegou a namorar e a noivar com a assassina dos próprios pais.

Poliana-Tremembé-Criminosa-Real-Prime-Video-02.jpg
Richtofen teve um grande envolvimento com a família Olberg. Imagem: Divulgação/Amazon Prime Video

Ao site Veja São Paulo, Olberg afirma que iniciou uma troca de cartas com Richtofen a pedido da própria irmã. “Foi um ato com o intuito de evangelização”, explicou. “Minha irmã disse que ela não tinha com quem se corresponder, que não tinha amigos e resolvi escrever”.

O relacionamento foi assumido em 2015, mas chegou ao fim em 2020, após Rogério descobrir que sua então noiva mantinha R$ 120 mil em uma conta secreta. No entanto, a família Olberg tentou acolher Richtofen mesmo após o fim do relacionamento, na época em que ela planejava o lançamento de uma autobiografia.

Atualmente, Richtofen vive na cidade de Águas de Lindóia (SP) com o médico Felipe Zecchini Muniz, que conheceu em 2023 nas redes sociais. O casal teve o primeiro filho em 2024 e, ao se casar, a criminosa famosa assumiu publicamente o nome Suzane Louise Magnani Muniz, unindo o sobrenome de sua avó materna ao de seu marido.

Documentário grátis mostra combate contra predadores sexuais

Se você ficou horrorizado com a história real por trás da personagem Poliana, saiba que existem operações que caçam predadores sexuais no Brasil. O TecMundo produziu um documentário grátis, chamado Realidade Violada, que mostra a atuação da polícia no combate a esses criminosos.

Você pode assistir ao documentário Realidade Violada 3: Predadores Sexuais, no link acima. A série ainda conta com outras duas produções, que abordam cibercrimes por diversos ângulos, disponíveis no YouTube do TecMundo.

 

 

Comente nas redes sociais do Minha Série! Estamos no Threads, Instagram, TikTok e até mesmo no WhatsApp. Venha acompanhar filmes e séries com a gente!



Avatar do(a) autor(a): Felipe Gugelmin Valente

Felipe Gugelmin Valente

Especialista em Redator

Redator freelancer com mais de uma década de experiência em sites de tecnologia, já tendo passado pelo Adrenaline, Mundo Conectado, TecMundo, Voxel, Meu PlayStation, Critical Hits e Combo Infinito.

star

Continue por aqui