Acaba de desembarcar na Netflix, após um breve período em cinemas selecionados, o novo filme Frankenstein, dessa vez pela mente do diretor Guillermo del Toro. Estrelado por Oscar Isaac, Jacob Elordi e Mia Goth, o longa reinventa essa história clássica escrita por Mary Shelley com ótimos efeitos visuais, além de uma dramatização intensa.
O novo filme da Netflix começa pelo final, mostrando Dr. Victor Frankenstein (Isaac) perseguindo a criatura que ele mesmo criou no meio da neve. Quando ele encontra o capitão de um navio preso no gelo, conta toda a sua história, o que passamos a acompanhar por flashbacks.
)
Então, no final de Frankenstein, vemos uma batalha brutal entre criador e criatura. Mas o que realmente aconteceu ali? Se você tem dúvidas sobre o desfecho do filme, o Minha Série vai destrinchar os principais momentos para solucioná-las. Confira!
Atenção: a matéria abaixo conta com spoilers do filme Frankenstein, da Netflix.
- Frankenstein é o mais novo filme de Guillermo del Toro;
- A história é adaptada do livro de Mary Shelley;
- O filme da Netflix tem uma história bonita e trágica;
- O desfecho do longa se apega ao sentimento de culpa e redenção;
- O elenco conta com Oscar Isaac, Jacob Elordi e Mia Goth.
O monstro de Frankenstein sobrevive?
Sim, a criatura sobrevive no final. Depois de embarcar no navio em que Victor Frankenstein se recuperava e contava a história ao capitão, eles fazem as pazes. O monstro também faz um ato de bondade ao usar toda a sua força para libertar o navio do gelo, assim toda a tripulação pode voltar para casa.
Depois disso, vemos a criatura se afastando e andando sozinha em direção ao horizonte, entregando um final triste, mas cheio de esperanças. Esse fim é quase parecido com o do livro, com a diferença que, no texto, ele caminha sabendo que seu destino é a morte.
)
O que acontece com Dr. Frankenstein?
Diferente da criatura, que tem poderes de cura sobrenaturais, Dr. Frankenstein é um mero humano e acaba morrendo a bordo do navio. Não antes de pedir perdão ao monstro que criou, o reconhecendo como filho e admitindo o quanto fracassou como pai. Lembrando que toda essa ideia do personagem de criar uma vida do zero veio por não superar a morte da mãe quando era criança.
Aqui, vemos a visão de del Toro da trama, com Victor “brincando de Deus” ao construir uma nova vida, ainda que não estivesse preparado para tal tarefa. Com isso, ele morre em meio à redenção, mas com o sentimento de culpa da destruição que causou em sua vida e na de quem estava em sua volta, inclusive Elizabeth. Tudo isso foi uma consequência de seus atos egoístas e de personalidade arrogante.
Quem é Lord Byron?
O filme começa e termina com citações de Lord Byron, verso de um poema publicado na mesma época de Frankenstein. O poeta era amigo de Mary Shelley e de seu marido, o também poeta Percy Bysshe Shelley.
Vale pontuar que a autora só escreveu Frankenstein por causa do marido, que um dia desafiou um grupo de amigos escritores a criar histórias paranormais. Como resultado, o mundo ganhou essa publicação que mistura elementos góticos com ficção científica, que fez sucesso no mundo inteiro ao longo dos séculos seguintes.
- Curtiu Frankenstein? Leia a obra original de Mary Shelley em edições padrão ou colecionador na Amazon!
O filme Frankenstein já está disponível na Netflix.
Comente nas redes sociais do Minha Série! Estamos no Threads, Instagram, TikTok e até mesmo no WhatsApp. Venha acompanhar filmes e séries com a gente!
)
)
)
)
)
)
)
)
)
)
)
)
)
)
)
)
)
)
)