Nesta quinta-feira (22), o Oscar liberou a lista dos nomeados para a premiação de 2026 e Wagner Moura disputará a estatueta de Melhor Ator por sua participação em “O Agente Secreto”. Essa é a principal indicação de Moura nesta temporada de premiações — ele já levou o Globo de Ouro para casa.
A nomeação foi feita pela dupla Danielle Brooks (A Cor Púrpura) e Lewis Pullman (Thunderbolts). Com a indicação, o Brasil novamente estará representado na maior premiação de Hollywood, já que na edição passada a atriz Fernanda Torres foi indicada por Melhor Atriz devido ao seu trabalho em “Ainda Estou Aqui”.
Nossos vídeos em destaque
O Agente Secreto concorre em quatro categorias do Oscar, que além a de Melhor Ator, também está contemplado em Melhor Filme, Melhor Filme Internacional e Melhor Elenco. A produção dirigida por Kleber Mendonça Filho também venceu o Globo de Ouro para Melhor Filme Internacional, aumentando as expectativas.
)
Já Wagner Moura concorre como Melhor Ator contra pesos-pesados de Hollywood, incluindo Leonardo DiCaprio por “Uma Batalha Após a Outra”, e o elogiado “Marty Supreme”, com a estrela de Timothée Chalamet. Michael B. Jordan (Pecadores) e Ethan Hawke (Lua Azul) também foram indicados.
Brasil é sucesso no cinema
Com a indicação para Melhor filme, o cinema brasileiro repete o feito de 2025, quando Ainda Estou Aqui foi indicado na categoria. A obra perdeu para Anora, do diretor Sean Baker, mas venceu a estatueta por Melhor Filme Internacional, em um movimento que o público espera se repetir neste ano.
Fernanda Torres sucedeu o legado da mãe após ser indicada para Melhor Atriz no longa, mas foi derrotada por Mikey Madison (Anora). A jovem atriz desbancou até mesmo a favorita Demi Moore, muito cotada por sua atuação no body horror “A Substância”.
Wagner Moura é favorito para ganhar o Oscar?
Assim como na edição passada, o prêmio de Melhor Ator é uma incógnita e não possui favoritos. Talvez o principal rival do brasileiro seja o jovem Timothée Chalamet, que também estava na lista do ano passado ao interpretar Bob Dylan em “Um Completo Desconhecido”, mas perdeu para a forte atuação de Adrien Brody por “O Brutalista”.
Leonardo DiCaprio chega a sua oitava indicação para o prêmio de Melhor Ator, e é outro favorito. O astro de 51 anos já venceu em 2016 graças ao seu trabalho performático e cru em “O Regresso”, e foi indicado pela Academia pela última vez nesta categoria em 2020 por “Era Uma Vez Em… Hollywood”, de Quentin Tarantino, mas o prêmio foi para Joaquim Phoenix (Coringa).
A 98ª edição do Oscar pode colocar a estatueta nas mãos dos brasileiros novamente, e Wagner Moura desponta como um dos favoritos para levantar o troféu. A premiação ocorrerá em 15 de março, com apresentação do comediante e apresentador Conan O'Brien e convidados.
Quais são suas apostas para o Oscar 2026? Comente nas redes sociais do Minha Série! Estamos no Threads, Instagram, TikTok e até mesmo no WhatsApp. Venha acompanhar filmes e séries com a gente!
)
)
)
)
)
)
)
)
)
)
)
)
)