)
Desde os computadores mais antigos, normalmente a disposição da imagem na tela é a mesma: na horizontal. Com exceção de quando os monitores costumavam ser mais quadrados, essa costuma ser a forma mais otimizada de se trabalhar, especialmente com monitores widescreen (que engloba a grande maioria dos modelos atuais).
Entretanto, digamos que seja preciso trabalhar com o monitor na vertical para se melhorar a visão do que está presente na tela. Com relação à parte física, alguns monitores contam com o suporte para serem dispostos dessa forma na mesa, ou até mesmo podem ser fixados diretamente à parede. Agora, como girar a imagem?
Isso pode ser feito de forma ainda mais simples, seguindo apenas alguns poucos passos, como é mostrado a seguir.
Gire a imagem do monitor
Primeiro clique com o botão direito do mouse na Área de trabalho de seu computador. Então, escolha a alternativa “Resolução da tela”.
)
Feito isso, uma nova janela é aberta, mostrando as propriedades de sua tela. Agora, tudo o que você precisa fazer é escolher a opção “Retrato” na caixa “Orientação”. Clique em “Aplicar” para testar o novo sentido da imagem. Uma mensagem solicita que você confirme a operação. Em seguida, clique em “OK” para salvar as alterações.
)
Prontinho! Agora você já sabe o que fazer para trabalhar com o monitor na vertical. Para reverter o processo, basta seguir os mesmos passos e escolher “Paisagem” na caixa “Orientação”.
Alternativas
O Windows conta com um atalho de teclado para esta função. Entretanto, vale lembrar que dependendo do modelo do seu monitor, ele pode não funcionar. Para trocar a orientação por ele, utilize as teclas “Ctrl + Alt” seguidas de uma das setas do teclado (direita, esquerda, cima e baixo). Cada uma das setinhas troca para um sentido.
Para voltar ao modo paisagem, basta utilizar o “Ctrl + Alt + seta para cima”. Da mesma forma, algumas placas de vídeo também possuem configurações e atalhos específicos para essa função. Para saber quais são eles, consulte as especificações do modelo presente em seu computador.
Utilidades e monitores
As grandes vantagens de se ter um monitor que muda de orientação é que isso pode ser algo muito prático. Se você estiver trabalhando em um projeto de programação, por exemplo, trocar a orientação da tela pode permitir que você tenha uma visão mais prática de seu código (além de ser mais estendida).
- Leia também: Os 7 melhores celulares para fotografia em 2025
Alguns jogos também ficariam muito melhores se os monitores fossem na vertical em vez de widescreen. Ou, você pode alinhar mais de um monitor e aumentar ainda mais a extensão de sua tela (trabalhando com dois ou três deles, por exemplo).
Por último, vale lembrar que nem todos os monitores possuem a base com a possibilidade de rotacionar (chamada de base pivot por muitas marcas). Alguns exemplos de modelos compatíveis são o Samsung 400 DXN (LCD 40 polegadas), Samsung 460 DXN (LCD 46 polegadas), Lenovo L200X (LCD 22 polegadas) e Dell Ultrasharp 2208 WFP (LCD 22 polegadas).