A Mozilla é uma organização sem fins lucrativos que já há um bom tempo respira diariamente o ambiente da internet colaborativa, criando toda uma comunidade em volta de seu principal produto de código aberto: o Firefox. Assim, não é de se estranhar que, há cerca de seis meses, a entidade por trás do popular navegador tenha iniciado uma campanha para que os internautas reinventassem parte de sua identidade visual.
O objetivo, com isso, era pescar ideias para a criação de um novo logo que renovasse a marca e repassar as melhores opções para designers da casa para uma espécie de polimento e ajustes finais. A empresa foi fazendo a filtragem dos resultados de um jeito bem transparente, mostrando quais trabalhos estavam seguindo para a “próxima fase” e dando um gostinho de como alguns desses designs acabavam mudando ao longo do tempo.
"Gordinha", elegante e simples: fonte é a nova cara da Mozilla
O item dispensa ícones, grandes efeitos ou qualquer elemento distrativo para se focar em uma tipografia simples
- Leia também: Home office: 114 vagas para trabalho remoto [26/10]
Confirmando uma tendência minimalista que parece dominar boa parte das marcas de tecnologia da atualidade, o grande vencedor da empreitada foi um projeto chamado Protocol. O item dispensa ícones, grandes efeitos ou qualquer elemento distrativo para se focar em uma tipografia simples, elegante e que, segundo a própria Mozilla, remete tanto à fonte Courier – bastante usada na programação – quanto a um feeling mais jornalístico, possivelmente porque o material lembra a escrita mais grossa das antigas máquinas de escrever.
A fonte que compõe a nova marca, aliás, foi desenvolvida pelo estúdio neerlandês Typotheque e tem o nome bem sugestivo: “Zilla” – indicando que ela foi criada especialmente para o projeto. Na teoria, é só baixar o arquivo, instalar no seu PC, digitar o nome da marca e pronto: você tem o novo logo da Mozilla em mãos. Como uma opção assim consegue desbancar o trabalho de outros internautas e assumir todo o peso da ONG? Aparentemente, com muita simplicidade e criatividade.
Ligando os pontos
Tudo indica que a grande sacada do Protocol tem a ver com a mistura do símbolo que representa os protocolos web e do nome da própria organização. A ideia principal foi trocar a porção “ill” de Mozilla pela icônica sequência “://”, formando a caracterização “moz://a”, que, teoricamente, coloca a entidade no coração da internet e vice-versa.
Inicialmente, o logo tinha uma espécie de contorno em volta das letras, o que ajudava a delinear ainda mais o trecho “internético” da palavra. Essa montagem, no entanto, não durou, já que os designers acharam melhor criar uma caixa preta em torno do logotipo, dando a impressão de que se trata de um texto digital que foi selecionado pelo usuário.
Aplicação em diferentes cores e conceitos
Esse minimalismo e o formato versátil teoricamente permitem que a arte seja usada em projetos de todos os tamanhos e que ela possa ser adequada a praticamente qualquer tipo de material gráfico – incluindo o ícone de favoritos do portal da marca. Para exemplificar, a Mozilla liberou imagens nas quais o material figura em comunicados internos, destaques de páginas internacionais e até em anúncios de festivais.
O novo logo casa com quase tudo
Por enquanto, a organização já está utilizando o novo visual em algumas das suas páginas ao mesmo tempo que trabalha para renovar completamente o visual da casa – inclusive nos escritórios da empresa. Mesmo com a correria, eles afirmam que estão abertos para críticas, elogios e opiniões a respeito da escolha. E aí, curtiu a decisão da Mozilla, achou tudo simples demais ou gostaria de ver a volta do dinossauro clássico da companhia? Deixe o seu comentário mais abaixo.
)
)
)
)
)
)
)
)
)
)
)
)
)