Com o anunciado fim da versão 8.5 do Windows Live Messenger, o download da versão 2009 parece é a solução mais recorrente, mas acontece que o comunicador pode apresentar alguns inconvenientes. A Microsoft se precipitou na implementação de um programa que não está correspondendo à expectativa dos usuários, seja por complicações nos recursos ou pela aparição de novos erros. Seja qual for a sua dúvida, aqui vai um tutorial para ajudar você com a versão 2009 do MSN.
Não deveriam, mas os erros e bugs do Messenger existem e são reconhecidos pela própria Microsoft. A empresa declarou estar correndo atrás de uma solução definitiva para o problema, mas enquanto este dia não chega, o melhor a fazer é arregaçar as mangas e partir ao trabalho. Dirija-se direto ao ponto caso você reconheça sua dificuldade, caso contrário, siga todos os passos até seu MSN voltar ao normal.
)
Se não funcionou, desinstale!
Caso você tenha sido uma das vítimas de bugs no novo MSN, deletar o programa é uma alternativa mais eficaz do que ficar chorando sobre a mensagem de erro. Não tenha piedade, desinstale o programa “Windows Live Essencials” do seu computador e, caso ainda exista, também as versões anteriores do seu MSN. Você poderá fazê-lo através da ferramenta Adicionar ou Remover Programas do Painel de Controle ou com a ajuda de um desinstalador.
)
Instalador Online?
O primeiro e mais criticado ponto da instalação ou atualização do MSN é justamente a sua instalação. No mesmo pacote do MSN são oferecidos diversos outros programas e, para não tornar o arquivo desnecessariamente grande, foi adotado um instalador online. Ele funciona bem em conexões banda larga, embora o mesmo não ocorra em internet discada ou de baixa conectividade.
Pensando em minimizar os erros de instalação em bandas limitadas, a Microsoft também disponibiliza o download do arquivo completo. Vale lembrar que o programa possui 136 MB e o download pode demorar, para retomar o processo sem corromper o arquivo, utilize um gerenciador de downloads.
Instalação passo a passo
Ótimo, agora você conta com um programa de instalação convencional e com a certeza de que todos os arquivos foram recebidos corretamente. Execute o programa que você baixou, leia atentamente e em seguida aceite o contrato de serviço.
)
A seguir, selecione o Messenger na lista de programas a serem instalados, repare que todos os demais são opcionais e de nada interferem no funcionamento do MSN. Ao final, clique em aceite para passar para a próxima etapa.
)
Após uma breve verificação, o instalador vai apontar possíveis programas que precisam ser fechados para não comprometer a instalação. Marcando a opção de cima, o instalador se encarrega de fechar os programas automaticamente.
)
Aguarde até o final da instalação e, ao final, selecione se deseja aplicar o MSN com sua ferramenta de busca ou como sua página inicial de navegação. Mais uma vez estes são opcionais e de nada interferem no funcionamento do comunicador.
)
Mas onde fica este programa?
Ao contrário das versões anteriores, nenhum atalho para o mensageiro é criado em sua área de trabalho durante a instalação, prejudicando na localização do programa. Para resolver isto, abra o Windows Explorer e encontre a pasta “C:\Arquivos de programas\Messenger”. Localize então o executável “msnmsgr” com o símbolo do MSN e arraste-o para a área de trabalho, desta maneira você estará criando um atalho para o executável do programa.
Lista de contato em branco (o campeão de das reclamações)
Mesmo após instalar o programa perfeitamente por diversas vezes, o Windows Live Messenger 2009 pode ocasionar na famosa lista de contatos em branco, no lugar dos seus amigos, a janela do MSN exibe um grande espaço vazio. Felizmente seus contatos não se perderam e tampouco foram deletados, o erro é do programa que não consegue importar os dados corretamente.
Mesmo sem muito fundamento, uma dica que tem circulado com bons resultados pela internet é a ativação do modo de compatibilidade. Para isso, comece desconectando e fechando por completo o MSN (não apenas minimizando-o perto do relógio).
Localize a mesma pasta do item anterior (C:\Arquivos de programas\Messenger) e atente-se para o executável “msnmsgr”. Clique com o botão direito sobre ele e selecione a opção Propriedades e então para a aba Compatibilidade. Ative a opção “Executar este programa no modo de compatibilidade” e escolha o Windows 2000. Não mexa em nenhum outro item da janela e aceite a mudança, agora se conecte novamente.
Medidas desesperadas!
Temos aqui dois grandes grupos de usuários, os que amam a nova versão do Windows Live Messenger e estão dispostos a tudo para vê-lo funcionando em seu computador e os que não estão nem ai para tanto frufru e querem mesmo é mandar mensagens sem esbarrar em tantos erros.)
Por algum motivo, o programa só apresenta erros como o da lista de contato em branco quando atualizado a partir de uma versão anterior. Ou seja, formatar o computador e instalar tudo novamente é uma solução drástica, mas que promete fazer com que o seu querido Messenger 2009 funcione perfeitamente.
Pouco lhe importam as melhorias do novo MSN, você só mudou por conta da exigência da Microsoft? Existe um programa alternativo campeão quando o assunto é estabilidade e compatibilidade: o aMSN. Trata-se de um clone do famoso mensageiro capaz de funcionar até mesmo em computadores antigos, pois descarta qualquer grande feito visual.)
Erros diversos
Os procedimentos acima são exclusivos para a solução de erros da versão 2009, mas isto não implica que erros anteriores não recorram. Se ocorrem outros problemas em seu MSN, não deixe de conferir os seguintes artigos:
- Seu MSN não conecta? Atualize para a nova versão
- Aprenda a corrigir os erros do seu MSN
- Seu MSN está com problemas? Este artigo pode resolver
E os programas:
Não cabe ao Baixaki julgar a decisão da Microsoft de exigir a última versão de um programa que ainda não atende à qualidade exigida por seus usuários. Como dito, a empresa promete trazer soluções em pouco tempo para os problemas que o MSN 2009 tem enfrentado, mas até então o jeito é se virar com as dicas acima.