menu
Logo TecMundo
The BRIEF

NASA desenvolve roupa espacial que gera pressurização própria

Nova tecnologia mantém a pressão exercida pela atmosfera da Terra e evita problemas de saúde entre os astronautas.

Avatar do(a) autor(a): Felipe Gugelmin Valente

schedule26/08/2011, às 16:27

(Fonte da imagem: Draper Laboratory)

O Draper Laboratory iniciou em agosto deste ano o desenvolvimento de uma nova roupa espacial que tem o objetivo de evitar doenças causadas pela ausência de gravidade no espaço. Desenvolvido a partir do programa Inovative Advanced Concepts (NIAC) da NASA, o equipamento é capaz de dar mais estabilidade aos movimentos dos usuários, exercendo pressão semelhante à da atmosfera da Terra.

A adição de uma resistência extra deve ajudar os astronautas a se acostumar melhor com o espaço, evitando problemas de coordenação motora comuns em ambientes com baixa gravidade. A roupa virá equipada com uma unidade de medição e um giroscópio, responsáveis por aumentar ou diminuir a resistência conforme o ambiente em que o usuário trabalha, seja dentro da aeronave ou no espaço.

A nova tecnologia também deve ter aplicações fora do espaço, ajudando a readaptar astronautas ao ambiente terrestre após o fim de longas missões. Além disso, o traje deve auxiliar no tratamento de vítimas de derrames, idosos, ou pessoas que sofreram danos graves ao cérebro ou à espinha dorsal.

Projeto para o futuro

O time de desenvolvedores do Draper Laboratory pretende terminar em 2012 um protótipo que exibe a capacidade da nova tecnologia em um braço humano. A expectativa é de que, caso haja recursos suficientes, o projeto esteja pronto para uso em largo escala em um período que vai de 5 a 10 anos.



Avatar do(a) autor(a): Felipe Gugelmin Valente

Felipe Gugelmin Valente

Especialista em Redator

Redator freelancer com mais de uma década de experiência em sites de tecnologia, já tendo passado pelo Adrenaline, Mundo Conectado, TecMundo, Voxel, Meu PlayStation, Critical Hits e Combo Infinito.

local_mall

Ofertas TecMundo

Atualizado há 19 horas