menu
Logo TecMundo
The BRIEF

NASA se baseia em origami para criar painel solar que se desdobra no espaço

Após dois anos de trabalho, uma equipe de cientistas desenvolveu uma estrutura que se dobra para reduzir seu diâmetro para 5% do seu tamanho original durante viagens espaciais

Avatar do(a) autor(a): Leonardo Rocha

20/08/2014, às 11:42

NASA se baseia em origami para criar painel solar que se desdobra no espaçoFonte:

Imagem de NASA se baseia em origami para criar painel solar que se desdobra no espaço no site TecMundo

Enviar coisas para o espaço não é uma tarefa nada fácil, mesmo 45 anos depois do lançamento da Apollo 11. Tamanho, peso e custo são elementos de grande importância que devem ser considerados, mesmo quando o assunto é o sonho de transmitir energia de painéis solares no espaço para a Terra ou para estações e veículos espaciais.

No entanto, pesquisadores da NASA parecem ter encontrado uma solução viável para a falta de aerodinâmica que sempre dificultou o envio dos grandes discos planos coletores de luz para fora do planeta: a arte oriental dos origamis. A equipe do engenheiro Brian Trease, do Laboratório de Propulsão a Jato da instituição, passou dois anos trabalhando no desenvolvimento de um enorme painel de quase 25 metros de diâmetro que pode ser dobrado.

Quando compactada para as viagens espaciais, a estrutura mediria algo em torno de 2,7 metros de diâmetro – na imagem acima e no vídeo abaixo, você pode ver um protótipo com 5% do tamanho do painel definitivo. Com apenas um puxão simultâneo em direções diferentes, toda a estrutura se abre como uma flor, voltando para suas medidas planas originais.

O futuro do passado

Para chegar a esse resultado, a equipe de estudiosos recrutou a ajuda de Robert Lang, um renomado especialista na arte milenar dos origamis. Segundo Trease, uma das maiores dificuldades encarada pela equipe foi o fato de que os painéis solares não são tão finos quanto papel. “Você tem que repensar muito do design para acomodar a espessura que começa a se acumular com cada uma das dobras”, explica.

A NASA já usa dobras mais simples para reduzir seus mecanismos, como as de acordões e leques, mas o novo modelo com dobraduras no estilo de uma flor de origami é algo muito mais complexo – além de ser mais compacto. Dessa forma, é possível acumular muito mais superfície de coleta de luz em um espaço bem menor.

Ainda assim, como os painéis solares são feitos de um material mais espesso, a solução final ainda terá que ser um pouco ajustada. Segundo Shannon Zirbel, membro da equipe responsável pelo protótipo, a versão em tamanho total da novidade poderia ser usada em satélites, ativando-se sem a assistência de um astronauta. Por fim, variações menores poderiam ser enviadas ao espaço com satélites pequenos e baratos, como os CubeSats.



Jornalista, apresentador e editor com mais de 12 anos de experiência no TecMundo.

local_mall

Ofertas TecMundo

Atualizado há 14 horas