menu
Logo TecMundo
Internet

Google Chrome tem queda em sua porcentagem global de adesão

Correção de problemas nos concorrentes foi o principal motivo para a diminuição no crescimento do aplicativo.

Avatar do(a) autor(a): Felipe Gugelmin Valente

02/10/2012, às 07:12

(Fonte da imagem: Reprodução/Ars Technica)

Em 2011, o Google Chrome teve uma ascensão rápida em sua participação de mercado, atraindo uma grande quantidade de pessoas que antes usavam o Internet Explorer e o Mozilla Firefox, entre outros navegadores. Porém, uma pesquisa divulgada na última segunda-feira (1) pela Net Marketshare mostra que o software da Google perdeu um pouco de sua força em 2012.

Enquanto a participação mundial do Internet Explorer e do Firefox permaneceu praticamente inalterada (cada um ganhou 0,03 pontos percentuais de usuários), o Chrome perdeu 0,27% de sua base, correspondente a somente 18,86% das pessoas que acessam a internet. Já o Safari permanece com 5,26% do mercado, enquanto o Opera segue com presença na casa dos 1,63%.

Melhorias nos concorrentes

A queda do produto da Google tem mais a ver com a resolução de problemas em seus concorrentes do que a erros próprios ao software. Enquanto a versão 9 do Internet Explorer é considerada “boa o suficiente” pelos padrões atuais da rede, o Firefox conseguiu resolver parte da confusão gerada pelo seu grande ritmo de atualizações, se tornando menos intrusivo e mais confortável de usar.

Isso fez com que houvesse menos motivos para que as pessoas considerassem migrar para o Chrome, algo que justifica a diminuição em sua participação. Já o pequeno crescimento do Safari e do Opera está mais ligado mais a uma fatia específica do público que está acostumada a testar e adotar novos softwares de forma regular.

Mercado móvel estável

Quando se leva em consideração somente o mercado de dispositivos móveis, o Safari continua sendo o software mais usado para navegar na internet — consequência da popularidade de produtos como o iPad e o iPhone, que só permitem usar o aplicativo como opção nativa para explorar a web.

(Fonte da imagem: Reprodução/Ars Technica)

Em segundo lugar está o navegador nativo do Android, seguido pelo Opera Mini e pelo software de navegação do Symbian. As versões portáteis do Google Chrome e do Firefox sequer chegam a aparecer na lista, devido a sua participação ainda tímida no mercado de portáteis.

Fonte: Ars Technica



Avatar do(a) autor(a): Felipe Gugelmin Valente

Felipe Gugelmin Valente

Especialista em Redator

Redator freelancer com mais de uma década de experiência em sites de tecnologia, já tendo passado pelo Adrenaline, Mundo Conectado, TecMundo, Voxel, Meu PlayStation, Critical Hits e Combo Infinito.

local_mall

Ofertas TecMundo

Atualizado há 14 horas