Você já ouviu falar em “Netflixzação”? Com a chegada de serviços como Netflix e Uber, hábitos de consumo antigos mudaram e, assim, transformaram áreas de mercado em diversos aspectos. Agora, a tendência é a “Netflixzação”, formato que permite que as empresas ofereçam seus produtos com uma cobrança única e variedade de conteúdos.
A mudança que a economia digital causou impactou visivelmente no dia a dia das pessoas. Bons exemplos são o caso do Uber, que reinventou o sistema de transporte privado, e o Airbnb, no âmbito de hospedagens compartilhadas.
Segundo Gustavo Caetano, CEO da Samba Tech, empresa de gestão e distribuição vídeos online, este já é um modelo de sucesso para vídeos na internet. “Esse fenômeno acontece porque os consumidores estão cada vez mais antenados e não querem gastar muito para ter acesso a 200 canais disponíveis.”
Serviços por assinatura apresentam bons resultados
A empresa de consultoria Market & Markets estima que o setor de vídeo On Demand (VOD) poderá valer US$ 61,4 bilhões em 2019, número que mostra que há um mercado promissor em vista.
Ainda de acordo com Gustavo, isso comprova o sucesso de outros players, como GloboPlay, Netflix, HBOGO e Univer Video, que passaram a oferecer conteúdo exclusivo, além de replicar aquele distribuído pela TV em suas plataformas.
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Apesar de haver diversas sanções em cima de serviços como este no Brasil, como as tentativas de taxação do Netflix, a plataforma faturou quase o triplo que algumas emissoras de TV do país no ano passado, segundo especialistas.
O consumidor quer pagar e assistir àquilo que realmente interessa e é relevante
“Isso acontece porque o tempo é cada vez mais escasso e ninguém quer perdê-lo em buscas eternas ou ser bombardeado por conteúdos que não sejam de seu interesse”, diz Gustavo. A tendência é de ter cada vez mais consumidores que abracem essa fatia de mercado, bem como empresários que invistam nesses serviços.
Para você, serviços como esses são o futuro para a distribuição de conteúdo audiovisual? Diga para nós nos comentários!
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